fbpx

DAQUIPRALI

10 truques para fazer uma mala de viagem perfeita

Preparar a mala de viagem perfeita pode parecer um desafio para muitos viajantes, mas existem algumas dicas que podem ajudar nesse momento

Publicado

em

Fazer mala de viagem pode ser um desafio. Foto: Reprodução

Fazer mala de viagem pode ser um desafio. Foto: Reprodução

A maneira mais fácil de exagerar é começar a arrumar as malas sem nenhum planejamento. Perguntas essenciais devem ser feitas nesta fase. Qual tipo de viagem vai fazer? A trabalho? A passeio? Quanto tempo é a viagem? Como é o clima do destino? Você vai a locais sofisticados? Que tipo de sapato levar? Vai ter atividade física envolvida? Quantos pares de roupa íntima? Enfim, são vários os fatores que influenciam na escolha das suas peças, então é sempre bom perder alguns minutos para pensar antes de começar a fazer a mala.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Escolha da mala certa

Pode parecer óbvio, mas é muito importante. Ao invés de pedir emprestado, compre uma mala que seja seu tipo de viagem. Se você vai fazer uma viagem com trilhas, trocando de pousadas, por vários dias, melhor levar um mochilão, certo? Se vai viajar a trabalho em outro país não há necessidade de levar uma mala grande? A dica é escolher a mala adequada para o seu tipo de viagem.

Nada de “e se”

O viajante Tom Stuker que acumulou mais de 23 milhões de milhas revelou um método simples: em vez de arrumar a mala para os cenários “e se”, leve apenas o que você precisa, além de um conjunto reserva, e certifique-se de que seja fácil de lavar.

Conforme você calcula suas necessidades, seja honesto consigo mesmo. Enquanto faz essa reflexão, pense nas suas viagens passadas: quais foram os itens que você realmente precisou e o que poderia ter deixado para trás? Tente lembrar todos erros de arrumação anterior e não repeti-los. Seja a pessoa que volta para casa com todas as peças da mala utilizadas.

Separe tudo antes

Faça a sua programação diária pra saber mais ou menos o que vai precisar, só então separe todas as peças, acessórios e sapatos que irá levar e dê uma boa olhada antes de começar a guardar. Assim você terá uma noção da quantidade de coisas que pretende levar, veja se há coisas desnecessárias e confira se falta algo.

 Seja versátil

Levar menos não significa usar a mesma roupa todos os dias, até porque muitas pessoas não gostam de repetir roupas, mas você só precisa aprender peças de formas diferentes, misture e combine seu guarda-roupa para criar mais looks com menos. Versatilidade e conforto é tudo quando se trata de moda e viagens. Dê preferência a cores neutras e tecidos que não amassem. Macacões, vestidos e lenços são particularmente flexíveis. Peças neutras podem ser misturadas mais facilmente. Escolha peças que combinem entre si e que você possa fazer variações. Eu tenho sempre uma peça coringa de viagem, normalmente é um vestidinho, bem prático, aquele que você pode ir no saguão agendar a sauna, ou ir só comer algo rápido ao redor do hotel, não é pra se arrumar, é só pra vestir… sempre são muito úteis, pra mim.

Dobrar ou enrolar?

Rolinhos, quadrados, cubos organizadores: cada viajante tem seus truques e suas teorias sobre como é mais eficiente ao fazer a mala. Alguns viajantes juram que rolinhos de roupas economiza mais espaço. Até concordo se estivermos falando de camisetas e roupas íntimas, mas já viu como fica um suéter de tricô enrolado? A minha arrumação é híbrida, enrolo todas as coisas que podem ser enroladas, e dobro as coisas que ficam muito volumosas com rolinhos, as meias eu coloco dentro dos sapatos, outra opção é colocar dentro do sutiã, assim evita que percam a forma. Cada viajante encontra sua forma, então faça o que funciona para você.

Use cubos de arrumação e sacos de compressão

Bolsas dentro de bolsas mantém a organização durante a viagem. Esses cubos de arrumação para separar sua roupa suja e sapatos das roupas limpas, assim como uma nécessaire que vem com cabide pendurar no banheiro.

Os sacos de compressão fáceis de usar principalmente se organizar em categorias, tipo roupa íntima e meias em um, roupas de ginástica em outro – e depois pegue os menores e coloque em um saco de compressão maior, esses sacos reduzem o volume para metade do tamanho original. Na volta da viagem para guardar os sapatos usados eu coloco dentro da touca plástica descartável, usada no banho.

Itens essenciais ficam na bagagem de mão

Medicamentos, valores, um par de meias, desodorante, perfume, escova e pasta de dente, eletrônicos (celular, notebook, tablete…), guarda-chuva, máscara de dormir, documentos, uma troca de roupas, carregador portátil e uma garrafa de água reutilizável ficam na sua bagagem de mão.

O mais pesado e volumoso vai no corpo

Como todos os itens volumosos, sapatos são o maior obstáculo para quem gosta de viajar leve. Há pessoas que acham mais eficiente começar a embalar a bagagem de mão com os sapatos no fundo e o resto dos itens por cima.

No dia da viagem, você economiza espaço na mala vestindo itens maiores e mais pesados – como casacões ou botas pesadas. Para facilitar a sua vida, monte o look aeroporto de acordo com esta informação.

Reduza sua nécessaire

Seja rigoroso com a quantidade de itens na nécessaire, a maioria dos itens básicos tem nos hotéis. E para os seus produtos favoritos, compre recipientes de tamanho permitido de viagem. Reduza o volume da sua bolsinha de maquiagem.

Leve uma bolsa reserva dobrável

Se sua mala foi cheia, com certeza você vai precisar de espaço para trazer presentes e souvenir. Por isso, o ideal é levar uma bolsa dobrável com zíper de reserva para essas emergências de compras.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

Geylla Sall

Geila Salomão Santos ou Geylla Sall. Mineira de certidão, capixaba de coração. Publicitária, jornalista e apaixonada por viagens. Sempre que posso fujo de casa e vou daquiprali, dalipralá, daquidali... Conheço as 78 cidades do estado onde moro, o Espírito Santo, quero conhecer todos os "27" estados brasileiros e o máximo de países que eu puder. Meu sonho de consumo sempre foi ter rodar o mundo num motorhome. Como diz Amyr Klink "um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir".

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.