Dia a dia
Por que tantas vaquinhas coloridas invadiram Vitória e Vila Velha?
São cerca de 40 esculturas posicionadas em diversos pontos de Vitória e 20 em Vila Velha, carregando a criatividade dos artistas capixabas
Quem passou pelas ruas de Vitória e Vila Velha nesta sexta-feira (15) se deparou com uma invasão de vacas coloridas. Sessenta e duas delas, para ser mais exato. Trata-se da CowParade, uma das maiores intervenções urbanas ao ar livre do mundo, que vai ocupar a região metropolitana com esculturas feitas em fibra de vidro e decoradas pelas mãos artistas locais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No total, mais de 5 mil dessas vaquinhas foram criadas e exibidas em todos os continentes, sendo admiradas por uma audiência global de mais de 500 milhões de pessoas. Serão cerca de 40 esculturas posicionadas em diversos pontos de Vitória e 20 em Vila Velha, carregando a marca e a criatividade dos artistas capixabas.
A ação “Cow Parade” (do inglês ‘Desfile das Vacas’) é uma intervenção artística que busca democratizar a arte colocando-a nas ruas, onde todos possam ver. Para a artista e publicitária Mônica Debanné, que pintou a vaquinha que está exposta no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, o projeto promoveu uma troca de conhecimento e integração também entre os artistas.
A mostra reúne artistas renomados como Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galveas, Júlio Tigre, Starley Bonfim e Ângela Gomes, entre outros – e jovens talentos. A multiplicidade artística – étnica, geracional e de linguagens -, além de celebrar a alegria, a arte e a cultura capixabas, explorando pontos turísticos e ícones locais como panela de barro, moqueca capixaba, congo e gírias populares, aborda questões como diversidade, inclusão social e meio ambiente.
Veja o mapa dos pontos onde as vacas estão expostas
As vacas da CowParade Vitória e Vila Velha ficarão nas ruas até o dia 15 de outubro. Depois, serão espalhadas pelos corredores do Shopping Vitória. Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de três instituições sociais do estado do Espírito Santo – Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFECC) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).
Com realização da Toptrends, a exposição conta com o patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha, por intermédio de suas respectivas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo.
Ver essa foto no Instagram
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui