fbpx

Dia a dia

Vila Velha ganha ponto turístico reformado neste sábado

Ponte e calçadão prometem melhorar a mobilidade e conectar pontos turísticos de Vila Velha, com destaque para a preservação ambiental

Publicado

em

ponte da madalena

A Ponte da Madalena, em Vila Velha, será entregue em janeiro. Foto: Patrícia Battestin

A nova Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, e o calçadão de 3 km com ciclovia, que liga o balneário de Itaparica ao Jockey de Itaparica, serão inaugurados neste sábado (18). A cerimônia de abertura será celebrada com um passeio ciclístico, que começa às 8h, com concentração no final do calçadão da Praia de Itaparica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com 93,41 metros de extensão, a nova ponte foi projetada exclusivamente para pedestres e ciclistas. Além da estrutura, a obra inclui dois mirantes e iluminação especial, tudo pensado para valorizar a paisagem local e respeitar a área de preservação ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema. O investimento total foi superior a R$ 11 milhões, e a ponte também integra a comunidade da Barra ao parque, que ocupa uma área de 346 hectares.

A estrutura substitui a ponte anterior, que desabou durante uma enchente em 2017. Agora, com um pilar de sustentação inovador, a obra garante mais segurança e facilita o acesso à região.

Calçadão com ciclovia

O calçadão de 3 km inclui pavimentação, drenagem e uma ciclovia, oferecendo mais segurança e conforto para pedestres e ciclistas. A obra visa facilitar o acesso à região e incentivar o uso de transportes alternativos, como a bicicleta. A infraestrutura também é resultado de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), sendo uma contrapartida de um empreendimento privado.

O prefeito Arnaldinho Borgo destacou a importância da obra para a cidade e a integração entre o urbano e a natureza. “Estamos entregando mais do que infraestrutura, estamos promovendo o respeito ao patrimônio histórico e ambiental da nossa cidade. A nova ponte e o calçadão simbolizam a nossa gestão, que valoriza o pertencimento e a sustentabilidade”, afirmou.

Menara Cavalcante, secretária de Obras e Projetos Estruturantes, ressaltou a preocupação com o meio ambiente durante a construção da ponte. “A estrutura foi projetada para garantir segurança, com um pilar que suporta a força das águas. Também priorizamos as vistas para o Rio Jucu e o manguezal, valorizando a beleza da região”, explicou.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui