Dia a dia
PF faz operação contra fraude eleitoral no ES e apreende celulares
Mandados foram cumpridos em Apiacá, no Sul do ES, após denúncias de transferência irregular de títulos em troca de benefícios

Urna eletrônica. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (1º), dois mandados de busca e apreensão no município de Apiacá, no Sul do Espírito Santo, durante uma operação de combate a crimes eleitorais. A ação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e tem como foco apurar suspeitas de fraudes relacionadas à transferência de títulos eleitorais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As investigações começaram após denúncias de moradores, que relataram a suposta compra de votos. Segundo os relatos, eleitores estariam sendo induzidos a transferir seus títulos para Apiacá em troca de benefícios.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam aparelhos celulares que serão encaminhados para perícia. O material servirá para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Crimes investigados podem levar a 14 anos de prisão
Os suspeitos podem responder por corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e transferência irregular de eleitores. Esses crimes estão previstos nos artigos 299, 350 e 289 do Código Eleitoral. As penas, somadas, podem chegar a até 14 anos de reclusão, além de outras sanções que podem surgir no decorrer do processo.
A operação faz parte das ações da Justiça Eleitoral e da Polícia Federal para coibir práticas ilegais no período que antecede as eleições municipais. As investigações seguem em andamento.
LEIA MAIS:
