Dia a dia
Período do defeso do Caranguejo-Uçá começa nesta semana
Fenômeno chamado “andada” é o período de reprodução em que os caranguejos saem de suas tocas

Defeso do caranguejo proibe captura e comercialização. Foto: Reprodução
Na próxima quarta-feira (1) começa o período de defeso do Caranguejo-Uçá (Ucides cordatus). O defeso é o período de crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda (troca de carapaça).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até o dia 30 de novembro, ficam proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, para todos os caranguejos (machos e fêmeas, Já do dia 1º ao 31 de dezembro a proibição é apenas para captura de fêmeas.
A medida é fundamental para a preservação da biodiversidade dos manguezais e tem por objetivo de garantir que o Caranguejo-Uçá possa reproduzir, crescer e se desenvolver de forma saudável.
O uso de ferramentas cortantes, como enxadas, facões e foices, é proibido. Também não é permitido o uso de produtos químicos, armadilhas ou redes que possam ferir os crustáceos ou danificar o ecossistema.
O que é o defeso?
O defeso é o período de crescimento do caranguejo, quando ocorre o processo de muda. É durante o período de defeso que o crustáceo se recolhe à sua toca, rompe a carapaça e fica “entocado”, para que uma nova carapaça maior se forme e enrijeça.
O defeso serve para proteger a espécie durante esse período, época em que fica vulnerável à captura. Nesse tempo é chamado de “caranguejo de leite”, devido ao seu aspecto mole e leitoso, até sua carapaça adquirir rigidez.
