fbpx

Dia a dia

Pelé foi eleito atleta do século em 1980

A carreira do ex-jogador marcou a história do esporte mundial

Publicado

em

Em 1980, Pelé foi escolhido o atleta do século. Foto: Divulgação

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), mas vai deixar seu nome marcado na história do esporte mundial.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em uma eleição realizada por jornalistas das 20 mais importantes publicações de esportes do mundo em 1980, o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi escolhido como o atleta do século. O resultado da votação foi publicado, em sete páginas, pelo jornal francês L”Equipe.

Pelé teve 178 pontos, nove a mais que o atleta norte-americano Jesse Owens. Em terceiro lugar ficou o ciclista belga Eddy Merchx, com 99 pontos.

A entrega do prêmio foi feita apenas no dia do jogo entre Brasil e França, no qual a seleção brasileira venceu por 3×1. O troféu, uma escultura representando um atleta de futebol com os braços erguidos, simboliza o triunfo desportivo.

Ao receber o troféu, Pelé deu uma volta olímpica no estádio Parc des Princes e chorou durante a cerimônia. Foi, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da carreira do ex-jogador.

Depois da partida em que o Brasil venceu a França, Pelé foi cercado por jornalistas, mas não conseguiu dar entrevistas diante do alvoroço que causou no estádio.

Na confusão, apenas gritou a frase “Obrigado por tudo, eu adoro vocês”. A entrega do prêmio vai destaque na imprensa internacional.

Pelé nasceu na cidade mineira de Três Corações no dia 23 de outubro de 1940. Jogou 18 anos no Santos, de 1956 a 1974. Pela seleção brasileira Pelé disputou 91 jogos e encerrou a carreira em 1971, recusando-se a participar da Copa de 74, na Alemanha.