fbpx

Dia a dia

Papa Leão XIV já veio ao Brasil e voltaria nesta semana

Robert Francis Prevost visitou o país em 2012 e 2013 e viria nesta semana para a Assembleia da CNBB em Aparecida

Publicado

em

Papa Leão XIV estaria no Brasil nesta semana. Foto: Reprodução/Vatican News

Papa Leão XIV estaria no Brasil nesta semana. Foto: Reprodução/Vatican News

Eleito nesta quinta-feira (8), o cardeal americano Robert Francis Prevost é o novo Papa da Igreja Católica. Leão XIV já visitou o Brasil duas vezes. Esteve no país em 2012 e 2013, quando era prior geral dos Agostinianos, com passagens por Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A terceira visita ao Brasil aconteceria nesta semana. Prevost estava confirmado para participar da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). Contudo, o evento foi cancelado devido à realização do conclave, após o falecimento do Papa Francisco.

Segundo a CNBB, ele pregaria o retiro da assembleia, que estava marcada para ocorrer entre os dias 30 de abril e 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país.

A assembleia é considerada um dos encontros mais importantes da Igreja Católica no Brasil. Todos os anos, os bispos se reúnem em Aparecida para realizar um retiro espiritual e debates pastorais. Para isso, a presidência da CNBB escolhe um pregador. Neste ano, o escolhido foi Prevost, que na época ainda era o prefeito do Dicastério para os Bispos.

Com o cancelamento da assembleia deste ano, a CNBB informou que a nova edição ocorrerá de 15 a 24 de abril de 2026. No entanto, ainda não se sabe se o Papa Leão XIV participará da próxima edição.

Quem é Robert Francis Prevost?

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost tem 69 anos e entra para a história como o primeiro papa norte-americano e o primeiro pontífice originado de uma nação de maioria protestante.

Embora tenha nascido nos EUA, foi na América Latina — especialmente no Peru — que consolidou sua caminhada religiosa. No país andino, desempenhou funções relevantes que o levaram aos postos mais altos da Cúria Romana. Ele chegou a ser apelidado de “pastor de duas pátrias”.

Antes da eleição, acumulava dois cargos de destaque no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação episcopal em todo o mundo, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Com perfil reservado e fala serena, Prevost evitava os holofotes, mas é identificado como um reformista, alinhado ao espírito de renovação promovido por Francisco. Teólogo com sólida formação, também é reconhecido pelo profundo domínio da lei canônica.

Quando o Papa Francisco foi hospitalizado, Prevost assumiu a liderança de uma oração pública no Vaticano pela saúde do pontífice.