fbpx

Dia a dia

Obras do Centro Integrado para PCDs em Vila Velha estão na reta final

Inicialmente prevista para janeiro, a entrega do Centro Integrado Familiar em Araçás segue sem data definida; obra está na fase final de acabamentos

Publicado

em

Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, localizado em Araçás, Vila Velha

Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, localizado em Araçás, Vila Velha. Foto: Everton Thiago/PMVV

Mais de 90% das obras do Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, localizado em Araçás, Vila Velha, já foram concluídas. No entanto, não há uma data definida para a inauguração do espaço, que, inicialmente, estava prevista para fevereiro deste ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a administração municipal, a previsão é de que a inauguração ocorra até o primeiro semestre de 2025. Uma solenidade para a entrega do centro será anunciada pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

A construção, iniciada em julho de 2023, recebeu um investimento de R$ 17 milhões, sendo metade dos recursos oriundos do Governo do Estado e o restante da Prefeitura de Vila Velha. Atualmente, a obra está na fase final de acabamento da quadra, piscina e área externa.

O espaço ocupa um terreno de 12 mil m² e tem cerca de 5 mil m² de área construída, contando com uma estrutura voltada ao atendimento de pessoas com deficiência intelectual e autismo. Entre as instalações, estão previstas uma quadra poliesportiva, piscina aquecida, centro educacional, cozinha, centro de convivência, praça e estacionamento.

Gestão e Parcerias

A gestão do Centro Integrado ainda depende da elaboração de um Projeto de Lei, que definirá a entidade responsável pelos serviços. O local oferecerá atendimentos em fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, nutrição, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além de atendimento educacional especializado.

A secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, explicou que todo o projeto foi concebido com a colaboração da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (Apae) e da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES).

“Tudo foi pensado nos mínimos detalhes para atender quem mais precisa, incluindo as cores de cada módulo. Isso reflete o compromisso da gestão em tirar as pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo da invisibilidade social. Agora, estamos na fase final de conclusão das obras. Em breve, vamos entregar este importante espaço”, destacou Menara.

A previsão da prefeitura é que a abertura do centro ajude a zerar a fila de espera de aproximadamente 900 pessoas que aguardam por atendimento nas instituições de Vila Velha. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Letícia Goldner, o município é o segundo do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência e enfrenta uma demanda crescente por esse tipo de atendimento.

Leia mais: