fbpx

Dia a dia

Obra do Cais das Artes será fiscalizada em tempo real

As obras do Cais das Artes devem ser reiniciadas neste mês e será monitorada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo

Publicado

em

O Cais das Artes vai consumir R$ 315 milhões dos cofres públicos. Foto: Google

Prevista para ser retomada ainda este mês, a obra do Cais das Artes, na Praça do Papa, em Vitória, vai ser fiscalizada em tempo real por auditores do  Tribunal de Contas do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os técnicos vão analisar os documentos referentes aos prazos, qualidade e pagamentos do serviço. Com relação aos prazos, por exemplo, serão monitorados dados para verificar se o andamento da obra é compatível com o tempo previsto para execução do contrato. 

Também será avaliado se os materiais, serviços e equipamentos utilizados para execução dos trabalhos são compatíveis com as especificações da contração. 

A fiscalização acontece com os técnicos avaliando os dados que constam no sistema do DER-ES. “A gente analisa os documentos, verifica como estão e vai à obra vistoriar periodicamente para ver se aquilo está coerente com o que a documentação está relatando”, explicou a secretária de fiscalizações do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Flavia Holz, em entrevista à rádio BandNews nesta quinta-feira (3). 

Veja a entrevista na íntegra: 

Ela disse também que esse modelo de fiscalização em tempo real é menos burocrático que o método tradicional de controle da Corte.

“Ele dá uma certa autonomia para a área técnica. Em determinada situação que se identificar uma anomalia já pode apresentar uma fiscalização, que pode ser corrigida naquele momento e já vai para o processo com o resultado. Caso isso não seja sanado, aí segue como processo para julgamento”, explicou.

A escolha pela obra do Cais das Artes para aplicar esse modelo de monitoramento acontece por se tratar de uma intervenção grande e de relevância para o estado. “Estamos falando de um processo de paralisação longa, que a gente não conseguiu enquanto Estado ver entregue para a população. E estamos tendo uma oportunidade agora. É um momento de ter vários esforços de todos os entes para que esse acordo seja cumprido”.

O modelo já foi utilizado em outras grandes obras no Estado – Hospital Geral de Cariacica, Complexo de Saúde Norte, Penitenciária de Vila Velha, entre outros. 

Retomada  

De acordo com informações do Governo do Estado, a primeira fase das obras, prevista no contrato, será a execução dos serviços de reforma, reparação e recuperação das instalações já construídas, necessárias à continuidade do projeto. Para isso, serão realizados os diagnósticos e levantamentos. 

Segundo o auditor Guilherme Fernandes, a obra no Cais das Artes deve ser retomada ainda este mês. “A informação que temos é que o consórcio responsável começou a parte de montagem do canteiro de obras e está fazendo a limpeza e o diagnóstico dos problemas causados pelo tempo de paralisação. Assim que for concluída esta etapa a obra deverá ser retomada”, disse.  

A obra no Cais das Artes teve início em abril de 2010, mas o contrato inicial foi rescindido em 2012. Em 2013 houve nova tentativa de dar sequência à obra, contudo em 2015 houve uma nova paralisação interrompendo o andamento da obra. Em junho do ano passado, o Governo do Estado e o Consórcio responsável pela construção assinaram um acordo para a retomada e conclusão dos trabalhos. A previsão é que eles durem 30 meses a contar de junho de 2023.  


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui