Dia a dia
O que muda com a entrega do Contorno do Mestre Álvaro na Serra
A inauguração está prevista para acontecer no dia 15 de dezembro com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Depois de 23 anos de espera, os moradores de Serra finalmente vão poder conferir a entrega da obra do Contorno do Mestre Álvaro. A previsão é de que a inauguração, prevista para o próximo dia 15 de dezembro, tenha a presença do presidente da República Luiz Inácio da Silva, já que a intervenção foi feita com recursos federais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mas afinal, o que muda efetivamente na vida da população do município? Para o prefeito Sérgio Vidigal (PDT), as vantagens são inúmeras. Dentre elas, a redução de até 40% na circulação de veículos pesados por dentro da cidade e, consequentemente, a queda no número de acidentes.
“Hoje o maior índice de acidentes em BR no Brasil é no nosso trecho. A obra do Contorno tem um papel estritamente importante. Vamos poupar vidas que é o mais importante”, afirmou.
Vidigal lembrou que atualmente a Serra tem duas vias de escoamento, que são a BR-101 e a Avenida Norte Sul. “E a BR passou a ser um grande problema para a cidade na questão da mobilidade. Além dos acidentes, limita o perfil de investimentos que recebe ao longo dela”.
O prefeito comemora a entrega da obra tão esperada pelos moradores e por quem também precisa passar pela cidade. Ele garantiu que a partir da inauguração, o município poderá fazer investimentos que antes não poderiam ser feitos por se tratar de uma via federal.
“Essa BR vai se transformar em avenida e com isso vamos poder fazer intervenções que irão melhorar a mobilidade entre os bairros e fazer a interligação por meio de ciclovias. Isso vai nos ajudar muito. Sem contar que existe um projeto para um corredor exclusivo para ônibus.
Investimentos
Além da melhoria na mobilidade urbana, o Contorno também promete impulsionar os investimentos na região. “A Serra cresceu muito no setor de logística e a expectativa é de que ele possa ser ampliado com a obra. São 19 quilômetros e 60% dessa área pode receber empreendimentos de grande porte”.
No trecho, de acordo com o PDU do município, não será permitida a construção de imóveis residenciais. Vidigal afirma que a intenção é fazer a ocupação imobiliária em outras áreas que ainda não estão sendo exploradas. “A não ser que seja um condomínio fechado que não demanda serviço da prefeitura”.
A obra – com 19,7 quilômetros de extensão – recebeu um investimento total aproximado de R$ 508 milhões do Governo Federal e deve receber cerca de 15 mil veículos/dia.
O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 279 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 247, chegando ao bairro Chapada Grande.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui