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Dia a dia

O que era previsto e o que mudou no trânsito da Ciclovia e Terceira Ponte 

O Governo do Espírito Santo vai inaugurar a Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida no dia 27 de agosto

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As faixas da Terceira Ponte serão estreitadas. Foto: Divulgação

A nova Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida vão mudar a rotina dos motoristas e ciclistas que pretendem utilizar a via que liga os municípios de Vitória e Vila Velha a partir do domingo (27). 

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A principal delas é referente ao uso do cartão GV, que anteriormente foi anunciado como obrigatório para ter acesso de controle no local. 

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Semobi) informou, no entanto, que não será mais necessário usá-lo para a travessia entre os municípios nos primeiros 60 dias. 

Depois será definido se a determinação continua ou se será exigido o uso do cartão sem a cobrança de tarifa. 

Outra medida que seria adotada pelo Governo era a instalação de radares de velocidade na via, com limites de até 70KM/H. Atualmente, o máximo permitido é de 80KM/H. 

Em maio deste ano, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, concedeu entrevista ao Portal ES360 afirmando a necessidade dos radares no vão central da nova Terceira Ponte, que será entregue com três faixas nos dois sentidos.

Atualmente os radares estão localizados na descida da Terceira Ponte, próximo à cabine do pedágio, que é de 60km/h e outro no sentido contrário, chegando em Vila Velha, com limite de 70km/h. 

O DER-ES informou que após a entrega das obras, o comportamento do trânsito vai ser avaliado para ver a real necessidade de instalação de radares no trecho.   

Adaptação

Com as obras finalizadas, motoristas vão ter que se adaptar às novas regras que serão implementadas na Terceira Ponte.

Mesmo com a ampliação para três faixas, os condutores terão à disposição apenas duas faixas, já que uma delas é destinada exclusivamente para ônibus e veículos em serviço, como ambulância, táxis e viaturas. Motoristas de aplicativo não estão autorizados, já que os veículos não são caracterizados.

Os condutores que trafegarem na faixa exclusiva e que não estejam dentro dessas categorias estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.

Outra dúvida é se os ônibus, motos e carros em serviço poderão utilizar as outras duas faixas da esquerda. 

“Não há proibição da circulação desses veículos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso considerando a faixa exclusiva e a orientação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de que a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte”, explicou em nova a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).  

Motos

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

De acordo com Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, além das faixas destinadas ao carros de passeio, os motociclistas também terão liberdade para trafegar na via exclusiva para ônibus, ambulância, viaturas e táxis. 

AMPLIAÇÃO DA TERCEIRA PONTE

Qual será o tamanho das faixas?

A estrutura atual conta com duas pistas, cada uma com 3,5 metros, nos sentidos Vila Velha e Vitória. Com a ampliação, uma terceira pista será adicionada, porém a largura das faixas será reduzida. A nova pista de 3,15 metros será reservada exclusivamente para ônibus, motocicletas e veículos de serviço, como viaturas, caminhões e ambulâncias. A pista central terá 2,80 metros e 3 metros a faixa da esquerda, um pouco mais larga que o projeto original.

Quem vai poder trafegar pela faixa exclusiva?

Essa faixa vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como táxis, viaturas e ambulâncias. Como os carros de aplicativos não possuem identificação, estão proibidos de circular nessa faixa.

Motociclistas terão que usar apenas a faixa exclusiva?

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

A velocidade máxima vai mudar e terão novos radares?

A princípio o Governo anunciou que seriam instalados novos radares ao longo da extensão da Terceira Ponte, além da redução da velocidade máxima permitida na via, que passará de 80km/h para 70km/h. No entanto, será feita uma nova avaliação para avaliar a necessidade dos equipamentos no local.

CICLOVIA DA VIDA

A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via.

Será necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?

O acesso será gratuito e não será mais necessário apresentar o cartão GV como foi anunciado anteriormente para o controle de acesso à ciclovia. Após 60 dias será reavaliado a necessidade da obrigatoriedade do cartão.

Só bicicletas podem acessar a ciclovia?

Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.

A ciclovia terá botão de pânico?

O local deverá ter um sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista passar mal. A novidade será implantada ao longo da estrutura.

Quais serão os pontos de acessos para a ciclovia?

Os pontos de acesso partirão da ciclovia já existente da Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada será nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.

Ciclovia ficará aberta 24 horas?

A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento restrito durante a noite e madrugada para atividades de limpeza e manutenção. Ao contrário das expectativas de alguns ciclistas, a ciclovia não estará aberta 24 horas por dia.

O funcionamento será de entre 05h30 e 22h30. Segundo o secretário, durante o fechamento as equipes realizarão as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.

NÚMEROS DA OBRA

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Altura do mirante: 75 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 250

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas


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