fbpx

Dia a dia

O que é microtraição e quando elas viram um problema?

Especialistas analisam hábitos como curtir posts ou enviar mensagens diretas para ver se essas atitudes podem configurar traição

Publicado

em

Microtraição pode ser uma simples ação do dia que parece inofensiva. Foto: Freepik

Microtraição pode ser uma simples ação do dia que parece inofensiva. Foto: Freepik

Você já ouviu falar em microtraição? Essa é a palavra do momento quando se trata de infidelidade. Ela tem a ver com pequenas coisas que alguém pode achar que não são tão ruins, mas podem ser.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Daí surge o dilema: se podem existir ações sutis, como definir o “traindo, mas só um pouco”? De acordo com Martin Graff, professor de psicologia da Universidade de South Wales, no Reino Unido, a infidelidade evoluiu à medida que as redes sociais se desenvolveram.

Antigamente, a traição estava ligada a uma mancha de batom na roupa, um bilhete, um perfume diferente. Com o avanço da internet, essa microtraição aparece como um comportamento ou ato que indica o envolvimento de uma terceira pessoa numa relação monogâmica.

Para destacar alguns pontos sobre as microtraições, o professor Graff se juntou ao autor Nichi Hodgson e à especialista em relacionamentos Leila Collins, e criou uma escala de infidelidade em quatro cenários possíveis.

Enviar uma mensagem para o seu ex

Você está num show com seu parceiro e a banda de abertura é a favorita do seu ex. Você tira foto, envia para ele e ele responde com um beijo no final da mensagem. Continuar a conversa significa infidelidade?

De acordo com Nichi, não há nada de errado em estar em contato com o ex. ” A situação é aceitável desde que você não esteja procurando uma reconciliação, esteja entediado ou procurando atenção. Muitas pessoas escrevem para o seu/sua ex para dar uma enaltecida em seu ego, se elas sabem que essa pessoa ainda tem algum sentimento em relação a eles/elas”, diz.

Leila foi mais incisiva na análise. “Por que você gostaria de entrar em contato com um ex se o relacionamento terminou? Não importa qual seja a intenção, não está certo. Eu diria que isso é traição”, afirma.

Nesse caso, a análise concluiu que o nível de infidelidade seria 3/5.

Curtir as postagens de alguém nas redes sociais

Em determinado momento você resolve abrir o Instagram e dar algumas curtidas. Até que você se depara com uma foto de alguém que, se você não estivesse em um relacionamento, gostaria de estar. Você repete isso em outras fotos e até comenta. Será que isso é sinal de microtraição?

Nichi: “Pessoas que se sentem inseguras podem ficar mais chateadas que as outras e talvez seja um sinal de que há um problema maior no relacionamento delas. Curtir os posts de alguém não é necessariamente uma coisa para você se sentir mal, mas se você fizer isso com frequência nos posts da mesma pessoa, pode ser preocupante”.

Martin: “É algo ambíguo. A hora do dia em que isso é feito é um bom indicador de se há algo mais”.

Nível de infidelidade: 2/5 se for antes do anoitecer, 5/5 à noite.

Construir uma amizade ‘platônica’ na internet

Você saiu com um grupo de amigos da universidade e teve um ótimo momento com alguém da turma. Adicioná-lo no Facebook parecia ser o próximo passo natural. A partir daí, vocês começaram a se seguir no Instagram. Então, de repente, um dia você recebe uma mensagem pedindo seu número: ele quer falar com você sobre o trabalho do curso.

Os especialistas dizem:

Leila: “Você tem que ser honesto e decente sobre isso. Se você está em um relacionamento estável com alguém e troca essas mensagens, isso não está certo.”

Nichi: “Muitas vezes encontramos pessoas com as quais temos coisas em comum, acho que não há nada de errado com isso, mas você precisa ser muito claro com a outra pessoa para ela entender que é apenas amizade. Se você começar a trocar mensagens diretas, que são formas privadas de comunicação, você está escondendo alguma coisa.”

Nível de infidelidade: 4/5

Não excluir seu perfil em aplicativos de namoro

Depois de vários meses utilizando aplicativos de namoro, você encontrou alguém especial e o relacionamento está se tornando sério. Mas você ainda não decidiu excluir seus perfis nos aplicativos. Às vezes, você até os acessa quando está entediado. É traição?

“Não apagar o seu perfil de aplicativos de namoro é completamente indesculpável, é também um movimento de poder para fazer a outra pessoa se sentir ansiosa sobre o fato de que você não a eliminou”, diz Nichi.

“É cruel e inaceitável, não é só ‘microtraição’, mas ‘macrotraição’. Por que você gostaria de se comunicar com outra pessoa se você está em um relacionamento? Eu entendo toda a comunicação que você não revela ao seu parceiro como um infidelidade, sem exceção”, destaca Leila.

Nível de infidelidade: 10/5

*Com informações BBC Brasil.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui