fbpx

Dia a dia

Novo ciclone extratropical reforça o frio e provoca ventos fortes no ES

Devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar, o Espírito Santo deve enfrentar um novo período de frio

Publicado

em

Frio deve persistir no Espírito Santo

A previsão é de frio e ventos costeiros no Espírito Santo. Foto: Chico Guedes/MetroES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para ventos costeiros em 20 municípios do litoral do Espírito Santo. O alerta é válido das das 23 horas desta segunda-feira (12) até às 15 horas desta terça-feira (13).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O ciclone extratropical que se formou neste domingo (11) deve provocar forte agitação marítima no início desta semana na costa do Sul e Sudeste do país. A Marinha do Brasil emitiu um alerta para mar agitado e ressaca.

Os ventos ganham mais intensidade desde o litoral do Rio Grande do Sul até o sul de São Paulo, podendo variar de 51 a 70 km/h, e de 40 a 50 km/h nas demais áreas entre o litoral de São Paulo e do Espírito Santo.

Mapa do Espírito Santo com alerta amarelo de ventos costeiros

Alerta amarelo de perigo potencial para ventos costeiros no Espírito Santo. Foto: Reprodução/Inmet

MUNICÍPIOS EM ALERTA

1 – Anchieta
2 – Aracruz
3 – Cariacica
4 – Conceição da Barra
5 – Fundão
6 – Guarapari
7 – Iconha
8 – Itapemirim
9 – Jaguaré
10 – Linhares
11 – Marataízes
12 – Piúma
13 – Presidente Kennedy
14 – Rio Novo do Sul
15 – Santa Leopoldina
16 – São Mateus
17 – Serra
18 – Viana
19 – Vila Velha
20 – Vitória

NOVA ONDA DE FRIO

Devido à formação de um ciclone extratropical em alto mar, o Espírito Santo deve enfrentar um novo período de frio. A combinação da formação do ciclone com a atuação de uma alta pressão sobre o Brasil, que dá origem à massa de ar polar, criará um verdadeiro “corredor de vento”. Este fenômeno impulsionará ventos frios para grande parte do país, especialmente no início da próxima semana. Espera-se que segunda, terça e quarta-feira sejam os dias mais gelados desta nova onda de frio.

> Falta de visibilidade provoca 2 pousos de segurança de balões

Segundo a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na terça-feira (13), o tempo segue estável em boa parte do estado. Chove rápido e fraco pela manhã no extremo nordeste, com abertura de nuvens no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol entre nuvens e sem previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no período da tarde no extremo noroeste do estado. O vento sopra com moderada intensidade por todo litoral capixaba. Na Grande Vitória, a temperatura oscila entre mínima de 17°C e máxima de 25°C. A Região Sul deve registrar mínima de 7°C e máxima de 28°C. A previsão aponta mínima de 9°C e máxima de 20°C para a região Serrana. No Norte, mínima de 20°C e máxima de 25°C.

Quarta-feira (14), o tempo será estável em todo o Espírito Santo devido à atuação de um centro de alta pressão atmosférica. O sol predomina e não há previsão de chuva no estado. Para a Grande Vitória, a mínima esperada é de 17°C e a máxima de 29°C. No Sul, a temperatura oscila entre mínima de 6°C e máxima de 30°C. Na região Serrana, os termômetros devem variar entre mínima de 8°C e máxima de 28°C. No Norte, a previsão é de mínima de 19°C e máxima de 30°C.

> Como cuidar da saúde respiratória após mudanças de temperatura?

Quinta-feira (15), sol entre nuvens e sem previsão de chuva no Espírito Santo. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no período da tarde no centro-sul do estado.

O tempo segue estável em todo o Espírito Santo na sexta-feira (16), devido à atuação de um centro de alta pressão atmosférica. O sol predomina e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no período da tarde no trecho sudoeste do estado. O vento sopra com moderada intensidade no litoral da região Sul.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui