fbpx

Dia a dia

Nova onda de calor vai atingir o Espírito Santo?

Previsão indica aumento das temperaturas no estado, com dias quentes e sensação de abafamento; veja o que esperar nos próximos dias

Publicado

em

primavera calor

Nova onda de calor Foto: Divulgação

O Espírito Santo pode enfrentar mais uma onda de calor intenso a partir desta semana. A previsão da Climatempo é de que o estado seja impactado por altas temperaturas, que devem se estender até pelo menos quinta-feira (27). Esse fenômeno faz parte de uma nova onda de calor que começou a se intensificar no Brasil no último sábado (22) e já afeta principalmente o Sul e o Centro-Sul do país, com temperaturas muito acima da média.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Essa é a quarta onda de calor registrada desde o início de 2025, e a terceira a atingir mais intensamente a região Centro-Sul. A onda anterior, que ocorreu entre 2 e 12 de fevereiro, ainda está em curso no Centro-Oeste e Sudeste, mas se aproxima do fim, com previsão de término para esta segunda-feira (24).

Quais as causas dessa onda de calor?

Segundo a Climatempo, o fenômeno é causado por um sistema de alta pressão que se instala em médios níveis da atmosfera. Esse sistema favorece o aquecimento do ar, que se desloca para a superfície, aumentando a temperatura. Além disso, a umidade do ar diminui, o que inibe a formação de chuvas e intensifica a sensação de calor. De acordo com especialistas, o calor será intenso até quinta-feira (27), com poucas possibilidades de precipitações durante esse período.

Como o Espírito Santo será afetado?

Embora a onda de calor tenha impacto mais forte em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o Espírito Santo também deve sentir o aumento das temperaturas. O calor será especialmente perceptível a partir desta segunda-feira (24) e ao longo da semana, com a sensação térmica de abafamento, principalmente no período da tarde. A previsão indica que as temperaturas podem ficar entre 3°C e 5°C acima da média, o que já é um aumento considerável, embora não atinja os níveis extremos de outras regiões.

O que caracteriza uma onda de calor?

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor quando as temperaturas se mantêm, pelo menos, 5°C acima da média climatológica por cinco dias consecutivos. As áreas mais afetadas por essa nova onda de calor, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão dentro dessa classificação. No Espírito Santo, as temperaturas não devem atingir esse limiar, mas o calor será notável e pode trazer desconforto, especialmente pela falta de chuvas.

Previsão para os próximos dias

A semana começa com tempo instável no Espírito Santo. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta segunda-feira (24), os ventos costeiros favorecem a formação de nuvens e há previsão de chuvas esparsas ao longo do dia. As temperaturas variam entre 24°C e 33°C na Grande Vitória, 17°C e 36°C no Sul, 18°C e 32°C na Região Serrana, 23°C e 33°C no Norte e 21°C e 33°C no Noroeste.

Na terça-feira (25), o tempo segue instável, com chuvas intercaladas com períodos de pouca nebulosidade. Os ventos moderados no litoral mantêm as temperaturas elevadas. A mínima fica em 24°C e a máxima em 33°C na Grande Vitória. No Sul, os termômetros variam de 18°C a 38°C, enquanto na Região Serrana a mínima é de 19°C e a máxima de 33°C. No Norte, a máxima chega a 35°C, e no Noroeste, a 36°C.

Na quarta-feira (26), a previsão se mantém com chuvas ao longo do dia e períodos de tempo aberto. As temperaturas seguem elevadas, variando entre 23°C e 33°C na Grande Vitória, 21°C e 37°C no Sul, 18°C e 32°C na Região Serrana, 24°C e 34°C no Norte, e 22°C e 35°C no Noroeste.

Na quinta-feira (27), a instabilidade persiste, com chuva ao longo do dia no litoral e pancadas de chuva à tarde nas áreas próximas a Minas Gerais. O calor continua em todo o estado.

Na sexta-feira (28), há previsão de chuvas rápidas e fracas pela manhã no litoral, com aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas isoladas no período da tarde nas demais regiões.

Leia mais: