fbpx

Dia a dia

Mudança no acesso à Terceira Ponte é mantida apesar de protestos

A prefeitura de Vitória afirma que a mudança no acesso é baseada em estudos técnicos e simulações

Publicado

em

enseada do suá

O MPES pediu a suspensão das mudanças no trânsito da Enseada do Suá, em Vitória. Foto: Divulgação (Google)

Apesar do apelo do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para suspender as alterações no trânsito de Vitória que dão acesso à Terceira Ponte, a Prefeitura da Capital decidiu manter as mudanças, que afetam principalmente a Rua Clóvis Machado. A via perdeu vagas de estacionamento e passou a ter mão dupla.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além do MPES, moradores e comerciantes da região também protestaram contra a alteração, que começou no último fim de semana. Mesmo com sinalização vertical e horizontal informando sobre a nova configuração, um motorista teve o carro guinchado por descumprir a regra.

O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo do Espírito Santo (AMAPES), Luiz Fernando Muller, também criticou a mudança. “A gente que trafega ali sabe que vai ficar muito ruim. Vai eliminar uma pista de rolamento, mesmo que seja por 30 a 40 metros, e isso vai atrapalhar muito a entrada dos veículos e confundir o trânsito na região.”

O secretário de Obras da prefeitura, Gustavo Perin, rebateu as manifestações e afirmou que a mudança foi planejada, estudada e discutida com os moradores. Ele explicou que a alteração faz parte do Plano de Mobilidade Urbana e que a mão dupla na Clóvis Machado, assim como em outras vias, está baseada em estudos técnicos.

“Um dos principais gargalos de trânsito é o acesso à Terceira Ponte. São cerca de 90 mil veículos por dia que passam pela ponte e transitam pelas vias de Vitória com destino a Vila Velha. Por isso, precisamos melhorar esses acessos”, afirmou Perin.

Segundo o secretário, antes da mudança, quem saía da Clóvis Machado precisava disputar espaço com o fluxo de veículos em direção a Vila Velha. “Só existia essa alternativa. Agora, estamos melhorando a mobilidade para os moradores, criando um novo acesso ao corredor até a Rua Nossa Senhora dos Navegantes e mais uma via alternativa.”

A prefeitura informou que, antes de implementar as alterações, realizou simulações para entender o impacto das intervenções de baixo custo e com potencial de alto impacto positivo. “Retiramos oito vagas de estacionamento em frente a um condomínio. Estamos convictos de que estamos fazendo o certo, mas, caso haja decisão judicial, vamos cumprir. Se oito vagas forem mais importantes que 90 mil carros, paciência. Ontem (segunda-feira), passamos por lá às 19 horas e parecia feriado. O fluxo estava muito melhor. Nosso objetivo é mitigar os efeitos iniciais e melhorar a condição da mobilidade e o acesso para todos”, concluiu.

Moradores são contra

A Associação de Moradores, Empresários e Investidores da Enseada do Suá (AMEI-ES) publicou uma nota de repúdio sobre a forma como a prefeitura vem conduzindo as mudanças no trânsito da Rua Clóvis Machado. A entidade defende que a prefeitura mantenha apenas duas faixas de tráfego no sentido Terceira Ponte, preservando a faixa de estacionamento na via – considerada essencial para a rotina de moradores, trabalhadores e comerciantes locais.

“A AMEI-ES lamenta que, mesmo após diversas tentativas de diálogo e reiteradas manifestações formais, a Prefeitura esteja implementando uma alteração sem a devida audiência pública, desconsiderando o projeto anteriormente discutido com esta associação e amplamente divulgado, inclusive, pela própria gestão municipal na imprensa”, diz um trecho da nota.

Mudança no trânsito

Foi planejado um novo acesso à Terceira Ponte pela prefeitura de Vitória. Quem vem da região Norte pode entrar à direita no Palácio do Café ou seguir em frente e, nas proximidades do Hortomercado, virar à direita na Avenida João Batista Parra e, em seguida, novamente à direita em frente ao Pronto Atendimento da Praia do Suá, seguindo até a antiga praça do pedágio.

Outra mudança prevista é que a Rua Clóvis Machado passará a ter mão dupla. Quem mora na via também terá a opção de seguir em direção à Praça do Papa para acessar a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em direção ao Centro.

O Plano Mobilidade Leste visa mitigar os desafios da mobilidade na Região Metropolitana da Grande Vitória, especialmente no entorno da Terceira Ponte, conforme diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Integrado da região, elaborado em 2017 pelo Instituto Jones dos Santos Neves.