Dia a dia
Motorista de aplicativo vai usar faixa exclusiva na Terceira Ponte?
A previsão para a entrega das obras da Terceira Ponte é o mês de julho

A via terá regras para uso de ciclovia e faixa exclusiva. Foto: Divulgação (Governo do estado)
Faltando pouco mais de um mês para ser entregue à população, as obras de ampliação da Terceira Ponte continuam gerando dúvidas nos motoristas que vão utilizar a via com a criação das três faixas de circulação de veículos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Uma delas é se o motorista de aplicativo poderá usar a faixa exclusiva destinada para ônibus e carros de serviço, como táxi, viaturas e ambulâncias.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Semobi) informou que a faixa da direita na Terceira Ponte será destinada apenas para uso exclusivo de ônibus, motocicletas e carros de serviço.
Como os carros de aplicativos não possuem identificação, estão proibidos de circular nessa faixa.
Outra dúvida questionada por motoristas é se os ônibus, motos e carros em serviço poderão utilizar as outras duas faixas da esquerda.
“Não há proibição da circulação desses veículos em outras faixas, porém, é aconselhado o seu uso considerando a faixa exclusiva e a orientação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) de que a faixa da direita é destinada aos veículos mais lentos e de maior porte”, explicou a Semobi.
Motos
Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.
De acordo com Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, além das faixas destinadas ao carros de passeio, os motociclistas também terão liberdade para trafegar na via exclusiva para ônibus, ambulância, viaturas e carros de aplicativos nos dois sentidos.
Já os condutores que trafegarem na faixa exclusiva e que não estejam dentro dessas categorias estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.
Atualmente, existem duas pistas, com 3,5 metros cada uma delas nos sentidos Vila Velha e Vitória. Com a mudança, mais uma será criada, mas a largura será reduzida.
A que será usada por ônibus, motos e carros de serviço, como viaturas e ambulâncias terá 3,1 metros. As outras duas terão 2,8 metros de largura.
