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Gastos, mudanças e prazos: o balanço das obras na Terceira Ponte

A Semobi anunciou nesta quarta-feira (7) que a conclusão das obras de ampliação da Terceira Ponte foi adiada para julho

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Tempo nublado na Terceira Ponte. Foto: Danielli Saquetto

Tempo nublado na Terceira Ponte. Foto: Danielli Saquetto

Em mais uma reviravolta no cronograma de entregas, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) anunciou nesta quarta-feira (7) que a conclusão das obras de ampliação da Terceira Ponte, que incluem a Ciclovia da Vida, foi adiada para julho. Este é o quarto adiamento desde a data inicialmente prevista para março de 2023.

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As obras da Ciclovia da Vida, que faz parte do projeto de ampliação da ponte, já foram concluídas. Em relação à Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, 95% das novas barreiras foram construídas, restando apenas um pequeno trecho no acesso em Vila Velha. Além disso, 80% das antigas barreiras já foram cortadas, com sua retirada sendo gradualmente realizada conforme avança a reconstrução do pavimento.

Essas melhorias na infraestrutura estão projetadas para aumentar a capacidade de trânsito da ponte em cerca de 40%, graças à adição de duas novas faixas. Deste modo, a ponte contará com três faixas em cada sentido. A Ciclovia da Vida, por sua vez, apresenta uma estrutura metálica lateral para a passagem de ciclistas, que também serve como barreira de proteção contra suicídios.

QUAL VALOR DA OBRA?

Outra mudança é a revisão do valor total da obra. Inicialmente orçada em R$ 127 milhões, a expectativa atual é que a obra custe aproximadamente R$ 180 milhões.

QUAL TAMANHO DA TERCEIRA PONTE?

A Terceira Ponte, oficialmente conhecida como Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, tem aproximadamente 3,3 km de extensão. Ela é uma das principais vias de acesso entre as cidades de Vitória e Vila Velha.

TAMANHO DAS FAIXAS DE ROLAMENTO

A ampliação da Terceira Ponte no Espírito Santo apresentará uma mudança significativa em seu projeto: a faixa da esquerda será mais larga do que o inicialmente planejado, com 3 metros de largura. Até então, a previsão era de que as faixas do meio e da esquerda teriam 2,8 metros cada, enquanto a faixa destinada ao ônibus teria 3,1 metros. A confirmação veio por meio do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo, Fábio Damasceno.

FAIXA PARA ÔNIBUS E MOTOS

Uma das faixas da rodovia, com 3,15 metros de largura, será reservada exclusivamente para o tráfego de ônibus, motocicletas e veículos de serviço, incluindo viaturas e ambulâncias.

RADARES E VELOCIDADE REDUZIDA

Com o intuito de ampliar a segurança, novas medidas serão implementadas na Terceira Ponte, que conecta Vitória e Vila Velha. A instalação de novos radares e a redução da velocidade máxima de 80km/h para 70km/h são as principais ações. Com a mudança, o tempo de travessia, que antes era de 3 minutos, passará a ser de 3 minutos e 43 segundos.

NÚMEROS DA OBRA

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Altura do mirante: 75 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 250

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas


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