Dia a dia
Menos chuva e mais calor: veja a previsão para junho no ES
Previsão do Inmet indica tempo mais seco no Sudeste e temperaturas elevadas em parte do Espírito Santo

Chuva na orla de Vitória. Foto: Danielli Saquetto
O mês de junho começa com tempo mais seco e temperaturas acima da média no Espírito Santo, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim como em boa parte do Sudeste, os capixabas devem enfrentar um mês com chuvas próximas ou abaixo da média histórica, com volumes inferiores a 100 mm e possibilidade de dias consecutivos sem precipitação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o Inmet, esse cenário se estende a estados como Minas Gerais e São Paulo, e está relacionado ao avanço do período seco no Brasil Central. O mapa climático aponta o Espírito Santo dentro da faixa de estabilidade, com tonalidade cinza (chuvas dentro da média) e pontos em amarelo (abaixo da média) — o que confirma a expectativa de baixa frequência de chuva no Estado durante o mês.
Clima favorece sol e temperaturas elevadas em várias regiões
Mesmo com a redução das chuvas, o mês não será de frio intenso na maioria do Espírito Santo. A previsão do Inmet indica que as temperaturas devem ficar acima da média climatológica em quase todo o Sudeste. No Espírito Santo, os termômetros devem marcar médias entre 22 °C e 28 °C, com maior elevação nas regiões Norte e Metropolitana.
A exceção pode ocorrer em áreas de maior altitude, como a Região Serrana, onde massas de ar frio podem provocar quedas acentuadas nas temperaturas, especialmente nas madrugadas. Em trechos mais altos, os termômetros podem ficar abaixo dos 15 °C em alguns dias, segundo o Inmet.
Previsão beneficia colheita de café e cana no Sudeste
O cenário climático também tem impacto na produção agrícola. A previsão de menor volume de chuvas e dias mais ensolarados deve favorecer a maturação e a colheita do café e da cana-de-açúcar, culturas típicas da região Sudeste nesta época do ano. A ausência de excesso de umidade reduz os riscos de perda e facilita a logística das lavouras.
Em outras regiões do país, como o Sul, a chuva tende a se concentrar no Rio Grande do Sul. Já no Nordeste, áreas do litoral, especialmente entre a Paraíba e Sergipe, devem registrar volumes acima da média, ao contrário do interior da região, onde o tempo seco pode afetar lavouras de milho segunda safra.
Com menor probabilidade de chuva e dias mais quentes, os capixabas devem se preparar para um junho com tempo firme e variações térmicas mais suaves, características típicas do início do inverno na região.
LEIA MAIS:
