fbpx

Dia a dia

Mais de 700 celulares roubados são recuperados no ES

Os celulares roubados foram recuperados graças ao Projeto Recupera, do Governo do Estado

Publicado

em

Recupera: celulares roubados serão devolvidos nesta quarta-feira

Recupera: celulares roubados serão devolvidos. Foto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

Em um ano de funcionamento, o Projeto Recupera já resultou na recuperação de 721 celulares roubados ou furtados no Espírito Santo. Desses, 502 aparelhos foram devolvidos às vítimas. A iniciativa é conduzida pela Polícia Civil (PCES) e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com o objetivo de localizar, recuperar e restituir dispositivos em todo o estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Lançado em 23 de julho de 2024, o projeto já gerou 796 procedimentos policiais. Nesse período, foram expedidas 2.727 intimações de recuperação e 1.172 intimações de restituição.

Segundo a Divisão de Inteligência da PCES, o Recupera tem contribuído diretamente para a redução dos crimes patrimoniais. Entre janeiro e junho de 2025, o Espírito Santo registrou 4.518 roubos de celulares — número 28,26% menor do que no mesmo período de 2024, quando foram registrados 6.296 casos.

Atualmente em sua 17ª fase, o projeto conta com estrutura própria. Desde outubro de 2024, há uma sala exclusiva na Delegacia Regional de Vitória para atender pessoas intimadas, agilizando a devolução dos aparelhos. O espaço fica na Rua Maria de Lurdes Garcia, nº 428, na Ilha de Santa Maria, antiga sede da Guarda Civil Municipal.

Pessoas que estão com aparelhos identificados como roubados ou furtados recebem intimações via WhatsApp, pelos números oficiais (27) 99849-4714 e (27) 99849-4228. A mensagem informa local, data e horário para devolução voluntária.

As vítimas identificadas são convocadas pelos canais oficiais para comparecerem à Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), no endereço já citado, e retirar o aparelho. As entregas são feitas em mutirões previamente organizados e agendados pelas equipes do projeto.

Em casos em que a vítima não esteja presente no momento da recuperação, o aparelho é encaminhado ao distrito policial responsável. A devolução ocorre posteriormente, mediante comprovação de propriedade.

Orientações para quem for intimado

Cidadãos que estiverem com celulares roubados ou furtados são intimados por aplicativo de mensagens. A intimação traz o nome da pessoa convocada, informações da unidade policial, endereço, telefone, data e horário para comparecimento. É necessário apresentar documento com foto.

Se a intimação não for atendida, a Polícia Civil poderá fazer a busca ativa e o cidadão poderá responder judicialmente. Ao entregar o aparelho, a pessoa recebe um comprovante oficial de devolução.

Em caso de dúvidas, a população pode buscar atendimento na unidade mais próxima, acessar o site www.pces.es.gov.br, ou entrar em contato com a SPRM pelo telefone (27) 3198-5869, e-mail [email protected], ou presencialmente na Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2.290, Santa Luíza, Vitória. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Atenção: A PCES reforça que a entrega do celular deve ser feita apenas em delegacias ou distritos. Não são usados motoboys, motoristas de aplicativo ou intermediários.