fbpx

Dia a dia

Inauguração do maior circuito de tirolesa: e aí, Casão, vai encarar?

Será que o governador vai encarar a estrutura que tem mais de três quilômetros de extensão e pode atingir velocidades de até 120 km/h?

Publicado

em

Base de chegada do maior circuito de tirolesa de Pancas

Base de chegada do maior circuito de tirolesa de Pancas. Foto: Divulgação

O governador do Estado, Renato Casagrande, vai encarar uma nova aventura neste sábado (17): descer a tirolesa durante a inauguração do maior circuito da América Latina, em Pancas. A cerimônia de inauguração, que acontece a partir das 8 horas, contará também com a presença de deputados federais e estaduais, além do prefeito Dr. Sidclei.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Renato Casagrande, aos 63 anos, se destaca no quesito vida saudável. O governador consegue alinhar os treinos e provas de corrida com os compromissos no Palácio Anchieta e faz questão de mostrar isso nas redes sociais.

“Na hora em que estou fazendo exercícios, passo a importância da atividade física e, ao mesmo tempo, falo de um assunto importante que vou tratar durante o dia. Isso ajuda na comunicação, não só institucional, mas também na necessidade de a gente, como liderança, dar o exemplo na área da saúde”, destacou Renato Casagrande.

INAUGURAÇÃO DA TIROLESA

Com mais de três quilômetros de extensão, a estrutura é composta por duas tirolesas, sendo a primeira com cerca de 2.100 metros e a segunda com aproximadamente 900 metros. O ponto mais alto da tirolesa atinge 400 metros de altura, e a velocidade pode chegar a até 120 km/h, proporcionando uma experiência única e cheia de adrenalina.

> De café colonial a cervejaria: o que fazer em Venda Nova do Imigrante

Entre os destaques do evento está uma mega moqueca capixaba de meia tonelada, preparada por Roberto Malacarne, de Conceição da Barra, conhecido por idealizar a maior moqueca do mundo. A refeição servirá cerca de mil pessoas a partir das 12 horas do sábado (17). O evento também terá diversas atrações culturais, música ao vivo, cervejas artesanais e barraquinhas de comidas típicas, dentro do projeto Cultura na Praça.

Capixabas e turistas que quiserem se aventurar na mega tirolesa dos Pontões Capixabas deverão retirar uma senha, que será distribuída no local de acordo com a disponibilidade operacional.

Inicialmente, a tirolesa será operada por uma equipe da prefeitura de Pancas, que recebeu treinamento específico para garantir a segurança da atividade. O serviço será gratuito, oferecido aos sábados e domingos, até que a concessão seja transferida para a empresa que assumirá a gestão.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (17)
Abertura: 8 horas
Moqueca: 12 horas
Local: Praça da Tirolesa, em Pancas

18h30 – Igor Silverol
21h – Renan do Forró

Domingo (18)
15h30 – Banda Swing Brasil
21h – Renan do Forró

INVESTIMENTO DO ESTADO

As construções do circuito de tirolesas – uma com aproximadamente 2.100 metros de extensão e outra com aproximadamente 900 metros de extensão -, de uma praça e de um quiosque em Pancas, representam um investimento realizado com repasse de recursos do governo do Estado à prefeitura do município. Esses recursos são provenientes do Fundo Cidades, gerido pela Secretaria de Estado do Governo (SEG).

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, afirma que, em parceria com a gestão municipal, o Governo “garante um belo espaço de lazer para as famílias de Pancas e, paralelamente, fomenta o turismo naquela bela região, atraindo, principalmente, adeptos da prática de esportes radicais, além de promover o desenvolvimento econômico local.”

ACESSIBILIDADE NA TIROLESA

O cadeirante Matheus Emerick foi convidado a viver uma aventura em julho. Ele aceitou o desafio e desceu na tirolesa de Pancas. A equipe da Prefeitura de Pancas foi de van buscar Emerick com a “desculpa” de levá-lo para ver a descida da tirolesa. Acompanhado da irmã, já na base, o jovem foi convidado a descer na tirolesa, que ainda não foi inaugurada. Ele encarou o desafio e se jogou na aventura. “Foi uma experiência bacana. Muito legal. Deu velocidade e eu já quero ir na próxima”, comentou o jovem.

> VÍDEO | Atleta capixaba salta da maior tirolesa do Brasil

A equipe do Guia Vertical realizou treinamentos para garantir a acessibilidade do circuito. “Os testes continuam para a inauguração do maior circuito de tirolesa da América Latina. Hoje foi a vez do Matheus ser nosso convidado especial. Foi emocionante ver esse marco na história de Pancas”, pontuou o prefeito Dr. Sidiclei.

As tirolesas foram projetadas para garantir inclusão e acessibilidade a todos que desejem desfrutar dessa experiência. A promessa é que pessoas com deficiência terão toda a estrutura necessária para realizar o passeio com segurança, desde o acesso até o equipamento específico.

DESTINO DE AVENTURA

Com o novo circuito de tirolesa, que será inaugurado neste sábado, Pancas se consolida ainda mais como um destino de aventura no Espírito Santo. Localizada a 180 km de Vitória e a 196 km de Minas Gerais, Pancas é um município que se desenvolveu entre vales, montanhas e pedras no Noroeste do Espírito Santo. Pela Lei nº 124/2018, é declarada a capital estadual do esporte radical. O principal ponto turístico da cidade, os Pontões Capixabas, uma vasta área natural de montanhas, atrai viajantes e aventureiros de todo o Brasil.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui