fbpx

Dia a dia

Ilhas do Espírito Santo são liberadas para acesso de banhistas

O acesso estava impedido a esses locais desde outubro quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária no Espírito Santo

Publicado

em

O desembarque nas ilhas de Vila Velha ficou proibido por causa da gripe aviária. Foto: Divulgação (Prefeitura)

Depois de dois meses com o acesso proibido, as ilhas da costa do Espírito Santo foram liberadas para visitação. O decreto que permite a visitação foi publicado pelo Governo do estado nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O acesso estava impedido a esses locais desde outubro quando surgiram os primeiros casos de gripe aviária no Espírito Santo. 

Mas a determinação foi revogada porque, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) houve uma queda no número de focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), bem como de notificações de suspeita. 

No entanto, de acordo com o decreto, o desembarque nessas ilhas só será possível desde que as prefeituras façam o monitoramento semanal das ilhas e ações de conscientização para barqueiros, pescadores e visitantes sobre a doença. 

Pelo decreto, os visitantes também terão que ser cadastrados para que sejam acompanhados e monitorados pela Secretaria de Saúde em casos de contaminação pela gripe aviária. Animais de estimação continuam proibidos de entrar nas ilhas. 

De acordo com a Seag, o Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária (CGIA) permanece ativo e com reuniões periódicas de alinhamento. 

Até o momento, foram registrados no Espírito Santo 31 focos de influenza aviária, sendo 30 em aves silvestres e 1 em subsistência. O último foco registrado foi no início de outubro. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui