fbpx

Dia a dia

Igreja do Rosário, em Vitória, continua fechada

Considerado um patrimônio histórico, o imóvel sofreu uma rachadura que ameaça a queda do muro da escadaria

Publicado

em

IGREJA DO ROSÁRIO

Rachadura em muro precisa ser resolvida para igreja reabrir. Foto: Chico Guedes

Fechada há três meses, após ameaça de queda do muro da escadaria, a Igreja do Rosário, no Centro de Vitória, segue sem previsão de reabertura.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A rachadura no muro foi causada depois das fortes chuva de maio e fez a Defesa Civil de Vitória interditar o prédio ao lado do muro, onde funcionava a CUT (Central Única dos Trabalhadores), até que os responsáveis realizem as obras necessárias.

A Igreja do Rosário é considerada um patrimônio histórico e, por isso, qualquer alteração e reparo devem ser avaliados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O Iphan e a Irmandade de São Benedito do Rosário, responsável pelo templo, disseram que já buscaram profissionais para diagnosticar a situação e propor a solução mais adequada e segura. O escoramento do muro não resolveria o problema.

Membro da irmandade responsável pela igreja, Walace Bonicenha disse que aguarda até a próxima semana o projeto para o reparo. “Depois de saber o que será preciso fazer para reparar o muro, vamos buscar a captação de recursos com parceiros que sempre nos deram apoio. Queremos que tudo esteja pronto até a tradicional procissão de São Benedito, em 27 de dezembro”, explica Bonicenha.