fbpx

Dia a dia

Hospital público do Espírito Santo é eleito o 16º melhor do Brasil

O Espírito Santo, com seus 4 milhões de habitantes, é o menor estado que aparece no ranking dos 16 melhores hospitais públicos do país

Publicado

em

Adolescente tem mais da metade do corpo queimado ao retirar fogos de balsa. Foto: Divulgação/Governo do Estado

Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, é o 16º melhor hospital público do Brasil, de acordo com o “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. No total, 40 unidades foram incluídas no ranking, que reconheceu as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficientes, bem avaliadas por usuários e que oferecem qualidade e segurança aos pacientes. Os ganhadores foram anunciados nesta terça-feira (8), em premiação nacional inédita realizada em Brasília.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O estado de São Paulo tem 22 dos 40 melhores hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Estadual de Sumaré, localizado interior paulista, lidera o ranking. Em segundo lugar, empatados, ficaram o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, situado na região metropolitana de São Paulo, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcantara, de Fortaleza, no Ceará.

O Espírito Santo, com seus 4 milhões de habitantes, é o menor estado que aparece no ranking dos 16 melhores hospitais públicos do país. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves ficou atrás de unidades de saúde de estados como São Paulo (12 milhões de habitantes), Ceará (8 milhões), Rio Grande do Sul (11 milhões), Bahia (15 milhões), Santa Catarina (7 milhões), Goiás (6 milhões) e Pará (8 milhões). O Distrito Federal aparece na 10ª posição com o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que apesar de possuir uma população menor que a capixaba, com 3 milhões de habitantes, se destaca por ser uma região rica e sede do governo federal.

“É com muita alegria que recebemos este prêmio. O Jayme é um hospital público que começou a servir a população capixaba em 2013 e desde então tem demonstrado muita eficiência, atendimento humanístico sempre com grandes resultados. Demonstrou também a sua importância para os capixabas e para população de fora do Estado durante a pandemia, sendo um dos maiores em leitos covid-19 da América Latina. Parabenizo a gestão da Aebes pelo valioso trabalho durante esses anos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.

A iniciativa, liderada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconheceu os hospitais públicos que realizam atendimento 100% financiado pelo SUS. As instituições premiadas estão localizadas em onze estados do País, incluindo o Hospital Dr. Jayme Santos Neves no Espírito Santo.

“Recebemos esse prêmio com muito orgulho por todo esforço e dedicação das equipes que trabalham diuturnamente para que nossos pacientes tenham atendimento humanizado, seguro e de qualidade. Sem dúvida, essa é uma imensa responsabilidade. Queremos fazer desse hospital o melhor do Brasil”, destacou Rodrigo André Seidel, presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), que administra o Hospital Dr. Jayme.

PREMIAÇÃO

O Hospital Estadual de Sumaré, no interior de São Paulo, foi eleito o melhor hospital público do país. Em segundo lugar, empatados, ficaram o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, situado na Região Metropolitana da Grande São Paulo, e o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, de Fortaleza, no Ceará. O terceiro colocado foi o Hospital Estadual de Diadema, que fica na região do ABCD, na Grande São Paulo.

Para a pontuação de cada hospital foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados).

No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGV-Saúde.