fbpx

Dia a dia

Hemoes faz alerta sobre a baixa no estoque de sangue

A unidade de Vitória e os hemocentros regionais enfrentam baixa nos estoques de sangue, afetando o atendimento a emergências e tratamentos

Publicado

em

Doação de sangue. Foto: Divulgação/PMVV

Doação de sangue. Foto: Divulgação/PMVV

Faltando menos de duas semanas para os feriados de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, além do início das férias escolares, a direção do Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, emite um alerta sobre a situação crítica dos estoques de sangue na unidade e nos hemocentros regionais de Colatina, São Mateus, Linhares e Serra. A preocupação é maior em relação ao sangue O negativo, que está com estoque abaixo do ideal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, embora os demais tipos sanguíneos também estejam com estoques reduzidos, a situação do O negativo é a mais alarmante, especialmente devido ao aumento de acidentes típicos dessa época do ano. “Já começamos a observar o aumento no número de acidentes nas estradas, e com o Natal e o Ano Novo se aproximando, é fundamental que o Hemoes e os hemocentros regionais mantenham os estoques no nível ideal para atender às emergências, como vítimas de acidentes ou violência, já que o sangue O negativo é utilizado até que o tipo sanguíneo da vítima seja identificado”, explicou Marcela Murad.

O sangue doado nos hemocentros é direcionado às unidades hospitalares que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também aos pacientes dos ambulatórios de Hematologia e Transfusional, que realizam tratamentos periódicos no Hemoes de Vitória.

Até a última segunda-feira (16), o estoque de sangue O negativo no Hemoes era de apenas 12 bolsas, sendo que o ideal seria 24 bolsas para cobrir a demanda de quatro dias. Na última sexta-feira (13), o estoque estava em apenas 4 bolsas. As unidades regionais também apresentam baixos estoques.

Marcela Murad ressaltou que, apesar da grande necessidade de sangue neste período, a população tende a se esquecer de doar. “Por isso, pedimos aos doadores regulares que retornem ao Hemoes e aos hemocentros regionais para novas doações, e aos que ainda não doaram, que considerem fazer essa importante ação que salva vidas. Não se esqueçam de doar e sejamos prudentes nas estradas”, concluiu a diretora-geral.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui