fbpx

Dia a dia

Governo Federal articula projeto contra violência nas escolas

Ministério da Educação busca formular grupo de trabalho para evitar casos como o da creche em Blumenau

Publicado

em

Governo federal articula projeto contra violência nas escolas. Foto: Cristóvão Vieira/O Município Blumenau

O Ministério da Educação pretende criar um grupo de trabalho para combater possíveis ataques como o que ocorreu nesta quarta-feira (5) em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina. Quatro crianças morreram e outras quatro foram feridas. Em entrevista à BandNews, o professor Daniel Cara confirmou que a pasta da Educação faz o plano de combate e prevenção a casos semelhantes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Blumenau: quatro crianças mortas em ataque a creche

 

Segundo ele, é preciso monitorar a internet. “Todos os ataques, ou são planejados na internet, ou propagandeados na internet. Há uma série de comunidades de pessoas que tratam estes ataques como algo desejável”, pontuou. O professor, que participou do governo de transição entre Bolsonaro e Lula, citou que o projeto é de uma política nacional.

“Vai ser estabelecido um grupo de trabalho para dar sequência ao relatório da transição. O primeiro é monitorar, o segundo é fazer uma política nacional de combate à violência nas escolas, que é o que a Educação vai fazer e na sequência, é preciso que a política nacional nas escolas precise informar a sociedade sobre os casos”, indicou.

Para ele, é necessário fazer um trabalho “forte com as comunidades escolares para identificar o risco desses casos, como também fazer protocolos de resposta preventivos e no momento dos ataques”.

> Ataque em Blumenau: autor pulou muro e não teria ligação com a creche

‘Tragédia inaceitável’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ataque à creche Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina. “Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor”, diz o presidente Lula.

Segundo Lula, para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, ‘“uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse”.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias. Em vídeo divulgado nesta quarta-feira (5), Jorginho citou que é preciso mais diálogo e a gestão pública precisa trazer mais segurança ao ambiente escolar.

“Acabo de decretar luto oficial de três dias em Santa Catarina por essa tragédia que aconteceu em Blumenau, na creche Cantinho Bom Pastor, creche privada no bairro da Velha em Blumenau. Uma tragédia levando a vida de inocentes”, afirmou.

No discurso, ele citou que “Santa Catarina está chocada, consternada”. O ataque, para o governador, é um alerta “para todos nós, a sociedade precisa conversar mais, trazer mais a família para dentro da escola”.

Por fim, Jorginho afirmou que a gestão pública precisa trabalhar pela segurança nas escolas. “Lamentavelmente é uma dor profunda, que Deus conforte as famílias, esses anjinhos e nós como gestores públicos precisamos pensar o que podemos fazer para contribuir para aumentar a segurança em todos os aspectos”, pontuou.

> Homem que matou crianças em creche já havia esfaqueado padrasto