fbpx

Dia a dia

Governo contratará estudo da USP para trazer cruzeiros ao ES

O estudo vai buscar alternativas para incluir o porto capixaba na escala fixa das embarcações de passageiros

Publicado

em

Navio Costa Diadema, da Costa Cruzeiros, que ficou atracado em Salvador; Anvisa suspendeu as atividades da embarcação após surto de covid-19 Foto Divulgação Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Navio Costa Diadema. Foto Divulgação Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

O Espírito Santo pode voltar a fazer parte da rota dos cruzeiros marítimos. O governo do Espírito Santo, por meio da secretaria estadual de Turismo, vai assinar um contrato na segunda-feira (13) com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O estudo vai buscar alternativas para incluir o porto de Vitória na escala fixa das embarcações de passageiros. O trabalho a ser feito na capital deverá seguir o desenvolvido em Aracruz, nas avaliações de viabilidade de utilização do porto da Imetame.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Esse estudo tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e vai analisar a viabilidade técnica para a ancoragem de grandes navios no Espírito Santo. Assim como foi feito em outros estados, o estudo vai apontar a necessidade da construção de píeres e marinas para fortalecer o turismo náutico e garantir a segurança.

O estudo deverá levar em consideração o fato de muitos dos navios de cruzeiro já não passarem pelos vãos da Terceira Ponte. Nesses casos, os turistas não vão desembarcar no centro de Vitória, como ocorria até anos atrás. Assim como acontece com outros pontos turísticos do país, como Fernando de Noronha, por exemplo, as embarcações ficariam em um anterior à Terceira Ponte, com os passageiros utilizando embarcações para chegar até a cidade. Há, no governo, quem defenda a montagem de uma estrutura próximo ao Cais das Artes para a recepção dos turistas.

A inclusão da cidade de Vitória na rota dos cruzeiros foi assunto comentado pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em sua primeira visita ao Espírito Santo após assumir o cargo, em março desse ano.

Junto com a assinatura do contrato para o início da pesquisa que busca alternativas para a retomada do turismo de cruzeiros, o governador Renato Casagrande também vai lançar a Rota Estratégica para Turismo 2035.

SERVIÇO

ASSINATURA CONTRATO COM A USP E LANÇAMENTO DA ROTA ESTRATÉGICA PARA TURISMO 2035

Data: segunda-feira (13)
Horário: 09h30
Local: Palácio Anchieta – Salão São Tiago


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui