fbpx

Dia a dia

Frente fria mais intensa pode derrubar temperaturas no ES

Nova massa de ar polar pode provocar frio em regiões serranas capixabas a partir do dia 23 de abril

Publicado

em

Vista para a Terceira Ponte e o Morro do Moreno. Frente fria provoca mudança no tempo na baía de Vitória

Chuva na baía de Vitória. Foto: Danielli Saquetto

O outono começou com uma rápida onda de frio, mas as temperaturas voltaram a subir em boa parte do país, incluindo o Espírito Santo. Agora, moradores do estado se perguntam quando o tempo voltará a esfriar de verdade. A resposta, segundo os meteorologistas, ainda vai demorar um pouco — mas já há previsão de uma mudança mais significativa no clima a partir do fim de abril.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, uma nova massa de ar frio de origem polar está prevista para atingir o Brasil a partir do dia 23. Ela deve ser mais forte do que a que passou pelo país no início do mês. A expectativa é que o ar frio avance pelo interior do continente, o que aumenta as chances de resfriamento em estados do Sudeste, como o Espírito Santo.

Embora a intensidade do frio ainda dependa do posicionamento de um possível ciclone extratropical, há chance de que as temperaturas nas montanhas capixabas fiquem mais baixas nos últimos dias de abril. Já nas regiões litorâneas, como a Grande Vitória, o efeito da massa polar tende a ser mais brando, com noites amenas e manhãs mais frescas, mas sem frio intenso.

Frio mais forte só depois do feriadão

Antes disso, no entanto, não há previsão de ar polar forte passando pelo estado. Até o feriado prolongado de Tiradentes, os capixabas devem enfrentar dias quentes, com tardes abafadas e noites apenas agradáveis nas regiões serranas.

A Climatempo alerta ainda para a possibilidade de uma segunda massa de ar frio forte entre o final de abril e o início de maio, o que pode trazer novo episódio de friagem para o interior do país. Apesar disso, abril deve terminar com temperaturas dentro ou acima da média em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo.

As previsões ainda podem mudar, por isso é importante acompanhar os próximos boletins meteorológicos.

LEIA MAIS: