Dia a dia
Falta cobrador? Entenda o impasse que prejudica usuários do Transcol
Os rodoviários prometem fazer nova fiscalização nesta terça-feira. Existe a possibilidade de novos atrasos para os ônibus deixarem as garagens

O Sindirodivário diz que ônibus estão circulando sem cobrado. Foto: Jordan Andrade/Ceturb-ES
Se a semana começou complicada para os passageiros do Sistema Transcol, a promessa dos Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) é de que os transtornos vão continuar acontecendo se as empresas insistirem em rodar com veículos sem cobradores.
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Nesta segunda-feira (3), os dirigentes fecharam as garagens das empresas Santa Zita e Nova Transporte com a alegação que os empresários não estavam cumprindo o acordo que prevê todos os ônibus convencionais (aqueles que não possuem ar condicionado) tenham a presença do cobrador.
À tarde, de acordo com o presidente do Sindirodoviários, Marquinho Jiló, houve uma reunião com os proprietários das empresas atingidas pela manifestação e ficou acordado que até o dia 15 de agosto o quadro de colaboradores será recomposto.
“Falta uma média de 120 profissionais só na empresa onde fizemos a fiscalização. Não sabemos quanto exatamente está faltando, por isso estamos fazendo essa fiscalização. Amanhã (terça-feira) vamos em outra garagem a partir das 3 horas. Se a empresa tiver cumprindo, os ônibus vão sair. Se não, vai ficar tudo parado”, avisou Jiló.
Por outro lado, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) nega que tenha déficit de cobradores e que as empresas estão cumprindo o acordo com a categoria.
“O GVBus esclarece que as empresas do Sistema Transcol estão cumprindo o acordo assinado em 2019. As operadoras possuem 1.147 cobradores e uma frota operante de ônibus sem ar-condicionado de 974 coletivos. Do total desses trabalhadores, 79 são alocados nas roletas dos terminais, e os demais são destinados para férias e folgas. O que não justifica paralisações surpresa em nenhuma garagem do sistema”, informou por meio de nota.
O que diz o Governo do estado:
O Governo do estado, através da Ceturb, informou que acompanha e fiscaliza o serviço operacional, que está sendo cumprido conforme contrato, com horários e viagens e adota providências cabíveis caso o serviço programado seja descumprido.
Segundo o acordo, a atuação dos cobradores varia conforme a linha. Esses profissionais atuam como mais uma opção de recarga, facilitando o dia-a-dia dos passageiros, além de toda rede de parceiros, autoatendimento, lojas e aplicativos que também disponibilizando o serviço da recarga de créditos para o Cartão GV.
Dos cobradores que integravam o sistema Transcol em 2019, mais da metade foi contemplada pelo acordo que prevê a requalificação, assumindo novas funções no próprio sistema, e parte fez adesão ao Plano de Demissão Voluntária.
Além das requalificações promovidas, a categoria teve a oportunidade de participar do Programa CNH Requalifica, lançado pelo Governo do Estado, permitindo as profissionais obter habilitação (Categoria A B ou AB), para novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema.
