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Ensino público do ES tem avanço na aprendizagem, aponta Paebes 2024

A edição de 2024 do Paebes avaliou 16.666 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e 23.122 da rede municipal

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Inscrições do Nossa Bolsa 2022 terminam nesta quarta-feira. Foto: Pixabay

Ensino público do ES tem avanço na aprendizagem. Foto: Pixabay

Os estudantes da rede pública do Espírito Santo apresentaram avanço na aprendizagem em 2024. O desempenho positivo foi medido pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), cujos resultados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Secretaria da Educação (Sedu). Os dados mostram melhorias tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental.

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No Ensino Médio da rede estadual, houve um aumento de 11 pontos na proficiência média em Língua Portuguesa e de 8 pontos em Matemática em relação à avaliação de 2023. Além disso, 71% das escolas estaduais registraram crescimento na proficiência em Língua Portuguesa, enquanto 70% tiveram avanço em Matemática. O número de estudantes com aprendizagem adequada também subiu: 6% a mais em Língua Portuguesa e 5% em Matemática.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental também apresentaram progresso. No conjunto das redes estadual e municipal, houve um crescimento de 6% no percentual de estudantes com aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e de 4% em Matemática. Especificamente na rede estadual, a proficiência em Língua Portuguesa subiu 10 pontos, enquanto em Matemática o aumento foi de 9 pontos.

A edição de 2024 do Paebes avaliou 16.666 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual e 23.122 da rede municipal. O programa tem como objetivo medir a consolidação das habilidades adquiridas pelos estudantes ao final de cada etapa escolar, orientando o planejamento de ações pedagógicas e o monitoramento de políticas educacionais.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirmou que os resultados do Paebes 2024 refletem o compromisso com a qualidade da educação no Espírito Santo, mas destacou a necessidade de continuar aprimorando as estratégias educacionais. “Os resultados são motivo de grande alegria, pois garantem o direito à aprendizagem dos estudantes. No entanto, devem ser analisados com atenção, pois também apontam desafios para 2025”, afirmou.

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