fbpx

Dia a dia

Dia de azar? Veja as principais superstições da sexta-feira 13

Não existe uma certeza exata das origens, mas é garantido que muita gente associa a data ao azar e busca superstições para evitar esses eventos

Publicado

em

Superstição vai além do gato preto. Foto: Reprodução

Muitas superstições e mitos cercam o número 13. Alguns consideram o número como um bom sinal enquanto outros acreditam que o algarismo seja um símbolo de má sorte. Para quem acredita no significado negativo, a famosa sexta-feira 13 se torna um significado de maior azar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

São várias superstições difundidas nessa data. Uma delas é a que muitas pessoas evitam tomar decisões importantes, casar, iniciar novos projetos ou fazer grandes investimentos em uma sexta-feira 13. Também existe a história do espelho quebrado, que é visto como presságio sombrio se acontecer nessa data.

Os gatos pretos são frequentemente associados ao azar em geral, mas na sexta-feira 13, a superstição em torno deles é amplificada. Cruzar o caminho de um gato preto em uma sexta-feira 13 é considerado especialmente desafortunado.

Existe também a preocupação dos objetos quebrados que diz que caso alguém quebre coisas numa data como esta, é sinal de azar. Além disso, a superstição da escada, em que conta que passar embaixo na sexta-feira 13, é frequentemente associada ao azar.

Origem

Não existe uma certeza exata sobre a origem, que inclusive inspirou uma série de filmes de terror, mas existem várias teorias. A mais comum é a que tem raízes no Cristianismo em que acredita-se que a última ceia teria acontecido numa sexta-feira 13. Além disso, a crucificação de Jesus teria ocorrido em uma sexta-feira e essa combinação traz uma associação negativa a data.

Outra teoria vem da mitologia nórdica. Alguns sugerem que a origem remontam uma história envolvendo 12 deuses que estavam jantando em Valhalla. Loki, o deus da trapaça e do caos, não foi convidado, mas apareceu como o 13º convidado, causando caos e morte.

Já em relação a numerologia, a superstição diz que o número 12 é frequentemente considerado um número de perfeição e harmonia, enquanto o número 13 é visto como irregular e desarmônico, o que pode ter contribuído para a crença de que coisas ruins acontecem nesse dia.

Além disso, alguns eventos históricos também são associados à sexta-feira 13, como a perseguição dos Cavaleiros Templários em 13 de outubro de 1307, que pode ter contribuído para a superstição.