fbpx

Dia a dia

Crise da água no ES: o que não se deve fazer em casa

Sem chuva e com o nível dos rios abaixo do normal, o estado adotou uso restrito da água no ES

Publicado

em

restrição de água

Lavar carro e fachadas fica proibido com a medida de restrição de água. Foto: Divulgação

Diante da falta de chuva no Espírito Santo, o Governo decretou, nesta quarta-feira (18), estado de alerta com medidas de restrição ao uso de água tanto para a população de forma geral como para os setores agrícolas e industriais. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas, para a população, o que realmente muda com essa nova resolução? Com a medida, as prefeituras da Grande Vitória vão reforçar a fiscalização contra o desperdício de água principalmente nas residências. 

No decreto publicado no Diário Oficial, o Governo recomenda que as prefeituras proíbam e, se for o caso, apliquem multas para as pessoas que estiverem, por exemplo, lavando vidraças, fachadas, calçadas e até veículos com uso de mangueira. A exceção é em caso da utilização da água de reuso. 

Segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a medida foi tomada após o Comitê Integrado de Comando e Controle (CICC) Estiagem considerar o cenário de insuficiência de chuvas nos últimos meses associada à previsão de seca para os próximos dias. 

Veja abaixo as regras de restrição de água em casa

Recomenda a proibição e a penalização, quando necessário, de atividades notadamente reconhecidas como promotoras de desperdício de água, tais como:

– Lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras;

– Irrigação de gramados e jardins;

– Resfriamento de telhados com umectação ou sistemas abertos de troca de calor;

– Umectação de vias públicas e outras fontes de emissão de poeiras, exceto quando a fonte for o reuso de águas residuais tratadas.

No dia 22 de setembro o inverno se despede oficialmente e começa a primavera. A expectativa com a nova estação é de que aconteça um maior volume de chuva, mas a previsão é de que setembro ainda seja de tempo seco. Os grandes volumes de chuva devem ocorrer somente na segunda quinzena de outubro. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui