fbpx

Dia a dia

Conheça os finalistas do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Uma missão do júri será selecionar os melhores de cada uma das 43 modalidades para receber os troféus de “Melhores do Esporte 2024”

Publicado

em

Finalistas do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Finalistas do Prêmio Melhores do Esporte 2024. Foto: Divulgação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, anunciou os cinco atletas e os cinco paratletas finalistas do Prêmio “Melhores do Esporte 2024”, que disputarão o título de “Atleta do Ano 2024” por meio de voto popular. São eles: Débora Medrado Barbosa (Ginástica Rítmica), Bruno Xavier (Beach Soccer), Maira Viana (Bodyboarding), Pedro Arthur Alves Jesus (Taekwondo), Davi Gabriel Bastos da Silva (Atletismo), Mariana Gesteira (Natação Paralímpica), Marcos Vinicius Barcelos (Paratriatlo), Adalberto Rodrigues (Tênis em Cadeira de Rodas), Ivanilde Cândida da Silva (Basquete Cadeira de Rodas) e Luciana Lima do Amor Divino (Remo Paratleta).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A paratleta Mariana Gesteira comemora a indicação ao prêmio: “É muito importante a gente estar passando por esse momento e ter essa visibilidade. A gente trabalha muito, e ter esse reconhecimento e poder contar nossa história é muito bonito. Estou muito feliz, independente do resultado”, finaliza.

O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no Palácio Anchieta, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), José Carlos Nunes, de alguns membros do júri especializado, atletas e paratletas. O público pode votar no site e escolher o atleta do ano, sendo um na categoria atleta e outro na categoria paratleta. A votação popular segue até o dia 2 de dezembro.

“O prêmio retorna após 12 anos, através da Lei de Incentivo ao Esporte, que está permitindo que diversos eventos sejam realizados, como este do Melhores do Esporte”, explica o governador Renato Casagrande.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou que 2024 foi o ano de ouro do esporte capixaba. “Tivemos a participação de 17 capixabas nos Jogos Olímpicos de Paris e conquistamos 4 medalhas”, comemora.

As Federações e Associações Esportivas indicaram três nomes, entre atletas e paratletas, em cada uma das 43 modalidades esportivas. A partir dessas indicações, um júri especializado formado por 15 integrantes, entre jornalistas esportivos e representantes da Sesport, definiu os dez concorrentes ao título de “Atleta do Ano 2024”. O voto popular definirá os dois grandes vencedores.

Outra missão do júri será selecionar os melhores de cada uma das 43 modalidades para receber os troféus de “Melhores do Esporte 2024”. Os vencedores, tanto na categoria “Atleta do Ano 2024” quanto nas modalidades individuais, serão revelados em uma cerimônia exclusiva para convidados, no dia 4 de dezembro.

O “Melhores do Esporte 2024” tem o patrocínio máster do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (Liec). O prêmio conta, ainda, com o patrocínio do Supermercado Carone e da Farmácia Santa Lúcia.

Sobre o Prêmio Melhores do Esporte

O Prêmio Melhores do Esporte 2024 tem como objetivo homenagear os melhores atletas e paratletas do Espírito Santo, promover o esporte capixaba, incentivar talentos locais e celebrar a atuação desses atletas, que brilharam em 2024. Este foi também o ano em que o Governo do Estado mais incentivou e investiu no esporte capixaba, colhendo bons resultados.

Finalistas

Débora Medrado Barbosa (Ginástica Rítmica): atleta da Seleção Brasileira de Conjuntos de Ginástica Rítmica há 7 anos, participou de duas edições dos Jogos Olímpicos (Tóquio 2021 e Paris 2024). Em 2024, conquistou o 9º lugar geral nos Jogos Olímpicos de Paris, tornando-se a segunda ginasta capixaba a competir em duas edições olímpicas. Foi campeã e vice-campeã em competições internacionais, como a Copa do Mundo de Portimão, Milão e Romênia, e no Campeonato Pan-Americano.

Bruno Xavier (Beach Soccer): Campeão da Maranhão Cup, Copa Evolution, Copa do Mundo FIFA, Copa Itália (Catania), Israelense (Falfala), Mundial de Clubes (Falfala) e do Estadual Espírito Santo (Anchieta), onde ficou em 2º lugar.

Maira Viana (Bodyboarding): campeã mundial em 2024, venceu três etapas do Circuito Mundial no mesmo ano e conquistou o bicampeonato no Campeonato Brasileiro Profissional (2018 e 2022), além de ser vice-campeã em 2024. Foi vice-campeã no Pan-Americano de 2024 e tricampeã capixaba profissional.

Pedro Arthur Alves Jesus (Taekwondo): classificado para as Olimpíadas de Paris 2024, foi vice-titular da Seleção Brasileira de Taekwondo e campeão do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024. Ficou em 1º lugar no Ranking Nacional de Outubro/2024 e teve excelentes colocações em competições internacionais, como o Rio Open G1 e Croácia Open G1.

Davi Gabriel Bastos da Silva (Atletismo): destaque na marcha atlética, conquistou o vice-campeonato sul-americano Sub-18 e venceu a Copa Brasil Sub-18 e o Campeonato Brasileiro Sub-18 em 2024. Já havia sido campeão brasileiro Sub-16 e dos Jogos da Juventude em 2023.

Mariana Gesteira (Natação Paralímpica): medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris (100m Costas e 100m Livres), e medalhista de ouro e prata em competições internacionais, incluindo o Circuito Mundial de Natação. Foi campeã brasileira nas provas de 50m livre, 100m livre e 100m costas em 2024.

Marcos Vinicius Barcelos (Paratriatlo): 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Paratriatlo 2024 e Campeão Capixaba de Paratriatlo 2024.

Adalberto Rodrigues (Tênis em Cadeira de Rodas): ocupa o 1º lugar no ranking estadual de Tênis de Cadeira de Rodas, foi campeão sul-americano em 2023 e vice-campeão brasileiro em 2024.

Ivanilde Cândida da Silva (Basquete Cadeira de Rodas): peça chave na conquista do Campeonato Brasileiro Feminino em São Paulo e no vice-campeonato sul-americano no Peru, além de ter alcançado o segundo lugar na SuperCopa Feminina e o quarto lugar na Copa Patos Masculino, em Minas Gerais, onde também recebeu os prêmios de All-Star e MVP.

Luciana Lima do Amor Divino (Remo Paratleta): vice-campeã brasileira em skiff e double skiff no remo adaptado, além de conquistar o 1º lugar geral em todas as etapas do Campeonato Estadual.

Serviço

Votação popular: no site.
Encerramento da votação: segunda-feira (2).
Entrega do Prêmio “Melhores do Esporte 2024”: quarta-feira (4).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui