Dia a dia
Como emitir a nova Identidade na Assembleia Legislativa do ES
Posto na Ales oferece emissão da nova identidade com agendamento online e atendimento em horários especiais durante janeiro
Os capixabas podem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único, em diferentes postos de atendimento no estado, incluindo o espaço Assembleia Cidadã, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O documento, adotado em diversos estados desde o ano passado, busca padronizar os registros, reduzir fraudes e aumentar a segurança no processo de identificação.
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Atendimento e agendamento
O posto na Ales funciona em horários diferenciados. De segunda a sexta-feira, o atendimento regular ocorre das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. No entanto, durante janeiro, o expediente é das 13h às 17h. Para ser atendido, é necessário realizar o agendamento eletrônico no site. As vagas são disponibilizadas semanalmente, toda sexta-feira, a partir das 8h, para a semana seguinte.
Segundo Eric Vinícius Santa Clara, perito oficial criminal da Polícia Científica do Espírito Santo, os agendamentos estão disponíveis nos postos mais movimentados, mas no interior é possível realizar o agendamento diretamente na unidade. “Hoje temos postos em 75 municípios, e estamos trabalhando para expandir aos três municípios restantes ainda em 2025”, informou.
Documentos necessários
Para solicitar a CIN, é preciso apresentar:
- Certidão de nascimento ou casamento, conforme o estado civil, no formato original e atualizada;
- Em casos de divórcio, a certidão de casamento com averbação;
- Recomenda-se também levar um comprovante de residência para agilizar o atendimento.
Emissão gratuita
A 1ª via da CIN é gratuita, assim como renovações devido ao vencimento do prazo de validade. O novo formato garante integração segura dos dados em âmbito nacional, permitindo maior eficiência em políticas públicas, como saúde, educação e benefícios sociais.
De acordo com Santa Clara, a unificação dos registros proporciona melhorias diretas no acesso a serviços. “Quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no SUS ou acessar benefícios como o Bolsa Família, os dados estarão disponíveis em tempo real”, explicou.
Prazo para a troca
Os cidadãos têm até 2032 para substituir o antigo RG pela nova CIN. A iniciativa visa simplificar cadastros administrativos e oferecer mais segurança no acesso aos serviços públicos em todo o Brasil.
Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Local: Posto de Identificação – Espaço Assembleia Cidadã (térreo da Assembleia Legislativa)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h (OBS: no mês de janeiro o horário de atendimento é das 13 às 17 horas).
Telefone de contato: (27) 98871-3848
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