Dia a dia
Como conseguir cadeira de rodas, óculos e aparelhos auditivos gratuitos no ES
Acesse equipamentos de reabilitação física, auditiva e respiratória gratuitos no Espírito Santo, com apoio do SUS
Se você está em busca de equipamentos de saúde gratuitos no Espírito Santo, saiba que o estado oferece diversos programas para ajudar a população a obter aparelhos essenciais para a reabilitação física e auditiva, além de suporte em tratamentos respiratórios e oftalmológicos. Aqui estão as informações essenciais para acessar esses recursos e garantir que você ou um familiar recebam o suporte necessário.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
1 – Reabilitação Física
Em 2023 e 2024, o Espírito Santo entregou milhares de equipamentos para a reabilitação física. Entre os itens estão cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Veja a quantidade de dispositivos entregues:
Como acessar os equipamentos: para obter esses dispositivos, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região, onde o paciente será inserido na regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Após agendamento para avaliação no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), o médico ou fisioterapeuta definirá qual dispositivo é mais adequado. Quando o equipamento estiver disponível, ele será entregue na consulta, e, caso contrário, será agendado para posterior entrega. No caso de dispositivos sob medida, como cadeiras de rodas personalizadas e órteses, é feita a aferição das medidas e a solicitação para fabricação. A entrega ocorre após a confecção do item.
2. Reabilitação auditiva
O Crefes também oferece equipamentos para reabilitação auditiva, como aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) e moldes auriculares. O número de aparelhos entregues tem aumentado nos últimos anos, com mais de 4.300 unidades distribuídas em 2024.
Como acessar: o processo para obter um aparelho auditivo inicia-se na UBS, onde será feito o encaminhamento para consulta no Crefes. Na consulta, o paciente será avaliado pela equipe multidisciplinar, que indicará o melhor aparelho, baseado em exames e avaliação médica.
3. Programa Respira
Se você sofre de doenças respiratórias, como apneia do sono ou condições pulmonares crônicas, o Programa Respira ES oferece dispositivos como BIPAP e CPAP, que são aparelhos essenciais para melhorar a respiração durante o sono.
Como acessar: para obter um BIPAP, CPAP ou oxigênio domiciliar, o paciente precisa de uma indicação médica e documentos comprobatórios (relatório médico detalhado e exames). Esses documentos devem ser entregues na UBS de referência, que fará o encaminhamento para o Centro Regional de Especialidades Metropolitano (CRE-ES).
4. Órteses oftalmológicas
O objetivo do programa é proporcionar acesso a órteses oftalmológicas (óculos) a pacientes com indicação médica. Para dar início ao processo, é necessário que o paciente compareça à Unidade Básica de Saúde de referência com a receita dos óculos fornecida por um médico oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que a receita não pode ter mais de um ano de emissão. Além disso, devem ser apresentados os seguintes documentos: cartão do SUS, RG e CPF, comprovante de residência e dois números de telefone para contato.
Observação: para menores de idade e pessoas com deficiência, também é necessário apresentar o RG do responsável.
Quantitativo de aparelhos entregues em 2023 e 2024
- Núcleo Regional de Especialidades Metropolitano:
2022: 5.631
2023: Não houve entregas devido a uma reformulação no processo aquisitivo.
2024: 9.437
- Núcleo Regional de Especialidades – Cachoeiro de Itapemirim:
O programa teve início na segunda quinzena de 2024, e ainda não foram entregues os óculos. Entretanto, a ARP tem disposição para distribuir até 19.000 óculos e está preparando 3 agendas com 50 usuários para a entrega nas próximas semanas.
- Núcleo Regional de Especialidades – Colatina:
A entrega de óculos no período de outubro de 2023 a outubro de 2024 foi de 2.684.
- Núcleo Regional de Especialidades – São Mateus:
2023: 294
2024: 3.628