fbpx

Dia a dia

Ciclone extratropical pode influenciar o clima no Espírito Santo?

A circulação de ventos causada pelo ciclone poderá gerar rajadas fortes, que poderão ser sentidas em áreas do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro

Publicado

em

Ciclovia da orla de Camburi, em Vitória

Ciclovia da orla de Camburi, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto

Nesta semana, um ciclone extratropical vai se formar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, mas seus efeitos podem ser sentidos em partes do Sudeste, incluindo o Espírito Santo. Embora o ciclone não passe diretamente pelo estado, há chance de que ele influencie o clima, principalmente em relação aos ventos e à condição do mar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o Climatempo, o ciclone está previsto para se formar na quinta-feira (24). Após a formação, o sistema se deslocará rapidamente para alto-mar, afastando-se do litoral brasileiro na sexta-feira (25). Embora o fenômeno não atinja o Espírito Santo diretamente, a circulação de ventos associada ao ciclone pode afetar a região.

Ventos e mar agitado

A circulação de ventos causada pelo ciclone poderá gerar rajadas fortes, que poderão ser sentidas em áreas do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro. No Espírito Santo, essas rajadas não devem ser tão intensas, mas podem influenciar o clima no sul do estado, principalmente durante o fim de semana.

Além dos ventos, a agitação do mar será uma consequência importante. O ciclone vai provocar ondas maiores nas regiões Sul e Sudeste. No Espírito Santo, a elevação das ondas poderá ser observada no fim de semana, especialmente nas praias ao sul do estado. Há também possibilidade de ressacas, o que pode impactar as atividades litorâneas.

Expectativas para o Espírito Santo

No geral, o ciclone extratropical não trará grandes mudanças climáticas para o Espírito Santo. As principais influências serão ventos moderados em algumas áreas e mar agitado no sul do estado. Não há previsão de temporais ou queda acentuada nas temperaturas, mas é importante ficar atento às condições do mar, especialmente para quem frequenta as praias.

O fenômeno se deslocará rapidamente para o oceano e seus efeitos deverão diminuir no início da próxima semana.

Veja a previsão para os próximos dias

Segundo o Informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na terça-feira (22), o tempo segue instável devido à umidade trazida pelos ventos costeiros, associados à frente fria que se afasta pelo litoral. Há variação de nuvens e possibilidade de chuva em alguns momentos do dia. O vento permanece moderado no litoral. Em Vitória, a mínima será de 20°C e a máxima de 32°C. No Sul, a temperatura oscila entre 16°C e 35°C, enquanto na região Serrana, será entre 16°C e 30°C. No Norte, as temperaturas variam entre 24°C e 32°C.

Na quarta-feira (23), o sol aparece entre nuvens em todo o estado, mas ainda pode chover de forma rápida no litoral nordeste do Espírito Santo, com períodos de abertura no decorrer do dia. Nas demais regiões, o céu fica nublado, mas sem previsão de chuva. As temperaturas sobem um pouco mais: na Grande Vitória, mínima de 21°C e máxima de 33°C. No Sul, os termômetros variam entre 16°C e 35°C, na região Serrana entre 17°C e 31°C, e no Norte entre 23°C e 32°C.

Na quinta-feira (24), o tempo permanece estável na maior parte do estado. No litoral nordeste, pode chover rapidamente durante a madrugada e pela manhã, com abertura de nuvens ao longo do dia. Nas demais regiões, não há previsão de chuva. As temperaturas seguem elevadas, com vento de intensidade moderada no litoral sul.

Na sexta-feira (25), o dia será de tempo firme em boa parte do Espírito Santo. Durante a tarde, o aumento da nebulosidade pode causar pancadas de chuva isolada no final da tarde e à noite, principalmente nas regiões Sul, Serrana e parte da Grande Vitória. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.

Sábado (26) com aumento de nuvens nas regiões sul e serrana, com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Na Grande Vitória e na região noroeste, divisa com Minas Gerais, há chance de chuva à noite. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui