Dia a dia
Chuva intensa causa estragos e destrói ponte em Afonso Cláudio
Transbordamento de córregos e queda de barreira afetaram estradas no distrito de Serra Pelada; Defesa Civil monitora a situação

Chuvas fortes causam estragos em Afonso Cláudio. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma chuva intensa atingiu o município de Afonso Cláudio, na região Noroeste do Espírito Santo, entre a noite de domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), causando transbordamento de córregos, alagamentos e destruição de uma ponte. Segundo informações da Prefeitura e da Defesa Civil, os danos foram registrados principalmente no distrito de Serra Pelada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Córrego Lagoa transbordou, submergindo a ponte velha e deslocando as galerias celulares de concreto que haviam sido instaladas provisoriamente nas margens da rodovia BR-484, no km 98. Além disso, trechos de estradas municipais também foram afetados devido ao alto volume de água. Na rodovia ES-484, que liga Serra Pelada à sede do município, houve queda de barreira, mas a região não está isolada, pois há outra via de acesso à sede.

Chuvas causam estragos na Serra Pelada, em Afonso Cláudio. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Prefeitura informou que está acompanhando a situação de perto junto à Defesa Civil de Afonso Cláudio e aguarda a redução do volume das águas para iniciar as providências necessárias. “Ressaltamos à toda população que siga as recomendações da Defesa Civil e não arrisquem entrar em locais alagados ou permaneçam próximos de locais com riscos de desmoronamentos e deslizamentos de terra”, alertou o órgão.
A nota também destacou que a travessia destruída pela força das águas era uma alternativa temporária e orientou que, em caso de urgência, os moradores entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone (27) 99922-7744.
Apesar dos estragos, não há registro de moradores desalojados ou desabrigados em Afonso Cláudio. As autoridades reforçam que a segurança da população é prioridade e que ações serão tomadas assim que a situação for estabilizada.
Alerta de chuvas fortes
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas no Espírito Santo, abrangendo todo o estado. O primeiro, de nível laranja, indica perigo e é válido até as 10h desta terça-feira (24). A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos fortes com velocidade entre 60 e 100 km/h.
O segundo alerta, de nível amarelo, sinaliza perigo potencial e permanece ativo até as 10h desta quarta-feira (25), Dia de Natal. Nesse período, são esperadas chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h.
