Dia a dia
Cesan implementa robôs e IA para combater vazamentos na GV
Esses novos métodos serão aplicados em áreas de grande movimentação veicular
A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) anunciou nesta quinta-feira (11) oficialmente a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos na Grande Vitória. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e o presidente da Companhia, Munir Abud.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O serviço tem o objetivo de atuar na recuperação, substituição e implantação de novas redes de água, adotando tecnologia de ponta. Essa modernização inclui métodos não destrutivos e o emprego de inteligência artificial na detecção e resolução de vazamentos.
Um investimento de cerca de R$ 145 milhões que entra em operação já nos próximos dias. Além de minimizar os impactos nas obras de implantação ou substituição de redes, a Cesan tem como meta reduzir o tempo de execução e o custo operacional desses serviços.
> Demolição das cabines de pedágio da Terceira Ponte começa em fevereiro
“É um passo importante que estamos dando em direção à modernização e eficiência das operações da Cesan, promovendo benefícios diretos para a população ao minimizar transtornos, reduzir custos e agilizar as intervenções nos sistemas de água e esgoto da região”, disse o presidente da Companhia, Munir Abud.
Os gastos com manutenção de redes representam o terceiro maior custo operacional da empresa, alcançando aproximadamente R$ 40 milhões por ano. Esses novos métodos serão aplicados em áreas de grande movimentação veicular, onde bloquear o trânsito é complexo, como nas avenidas Vitória, Serafim Derenzi, Reta da Penha, entre outras.
>ES vai começar a emitir a nova identidade. O difícil é saber como
A implantação será estendida por toda a Grande Vitória, região que concentra o maior número de pessoas atendidas e a maior extensão de redes de grande porte da companhia. A empresa gerencia mais de nove milhões de metros de redes de água e mais de quatro milhões de metros de redes de esgoto em 53 municípios no Espírito Santo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui