Dia a dia
Cesan implementa robôs e IA para combater vazamentos na GV
Esses novos métodos serão aplicados em áreas de grande movimentação veicular
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2024/01/robo-cesan-1024x768.jpeg)
Robô vai tentar evitar vazamentos e agilizar processo de manutenção. Foto: Divulgação/Governo do ES
A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) anunciou nesta quinta-feira (11) oficialmente a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos na Grande Vitória. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e o presidente da Companhia, Munir Abud.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O serviço tem o objetivo de atuar na recuperação, substituição e implantação de novas redes de água, adotando tecnologia de ponta. Essa modernização inclui métodos não destrutivos e o emprego de inteligência artificial na detecção e resolução de vazamentos.
Um investimento de cerca de R$ 145 milhões que entra em operação já nos próximos dias. Além de minimizar os impactos nas obras de implantação ou substituição de redes, a Cesan tem como meta reduzir o tempo de execução e o custo operacional desses serviços.
> Demolição das cabines de pedágio da Terceira Ponte começa em fevereiro
“É um passo importante que estamos dando em direção à modernização e eficiência das operações da Cesan, promovendo benefícios diretos para a população ao minimizar transtornos, reduzir custos e agilizar as intervenções nos sistemas de água e esgoto da região”, disse o presidente da Companhia, Munir Abud.
Os gastos com manutenção de redes representam o terceiro maior custo operacional da empresa, alcançando aproximadamente R$ 40 milhões por ano. Esses novos métodos serão aplicados em áreas de grande movimentação veicular, onde bloquear o trânsito é complexo, como nas avenidas Vitória, Serafim Derenzi, Reta da Penha, entre outras.
>ES vai começar a emitir a nova identidade. O difícil é saber como
A implantação será estendida por toda a Grande Vitória, região que concentra o maior número de pessoas atendidas e a maior extensão de redes de grande porte da companhia. A empresa gerencia mais de nove milhões de metros de redes de água e mais de quatro milhões de metros de redes de esgoto em 53 municípios no Espírito Santo.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)