fbpx

Dia a dia

Governo vai divulgar plano contra ameaças e ataques em escolas

O documento foi desenvolvido de maneira integrada por diversos órgãos

Publicado

em

O Plano de Segurança vai ser divulgado nesta quinta-feira no Palácio Anchieta. Foto: Divulgação

O governador do estado, Renato Casagrande, vai divulgar, nesta quinta-feira (27), o Plano Estadual de Segurança nas escolas. A medida foi criada para combater e coibir as ameaças de ataques nos estabelecimentos de ensino localizados no Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O documento foi desenvolvido de maneira integrada por diversos órgãos, como as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Educação (Sedu), dentre outros.

Entre os itens do plano está um canal exclusivo no 181 de denúncia, além da contratação de 300 psicólogos e assistentes sociais para reforçar o atendimento socioemocional na rede estadual de ensino.

No Espírito Santo, o setor de inteligência da Polícia Militar identificou 34 ameaças de ataque em escolas no último ano, além do caso que se concretizou em Aracruz, em novembro de 2022.

Segundo o governador, com esses 300 novos assistentes sociais e psicólogos, a Sedu passará a dispor de dez vezes mais especialistas nessas duas áreas das ciências humanas (de onde se deduz que hoje existem, no máximo, 30 desses profissionais para atender à rede estadual inteira).

Os psicólogos e assistentes sociais não oferecerão atendimento clínico regularmente nas escolas da rede, mas estarão à disposição para fazê-lo em caso de alguma emergência ou evento de grande impacto que afete determinada comunidade escolar.

Entre outras medidas, o novo plano estadual de segurança nas escolas incluirá ações mais ligadas ao policiamento, como o fortalecimento do programa Patrulha Escolar e do trabalho de investigação da Polícia Civil.