Dia a dia
Capixaba relata comoção em Roma após morte do Papa Francisco
Luciane Ventura está no Vaticano e acompanhou a movimentação de fiéis e jornalistas nos dias que antecedem o funeral do pontífice

Luciane Ventura em Roma. Foto: Divulgação
A jornalista capixaba Luciane Ventura, que está de férias em Roma, acompanhou de perto a comoção após a morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). A jornalista relatou à reportagem da TV Sim/SBT que chegou à capital italiana no mesmo dia em que o pontífice faleceu, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a jornalista, o clima nas ruas é de forte emoção, com movimentação intensa de fiéis e jornalistas em frente ao Vaticano. “Amanheceu hoje o dia e eu vim direto para a Basílica de São Pedro, onde a partir desta quarta-feira o Papa Francisco vai ser velado. Estamos aqui vivendo esse momento histórico, estando aqui exatamente quando o mundo perde o Papa”, afirmou Luciane.
Ver essa foto no Instagram
Corpo será trasladado nesta quarta; missa será no sábado
De acordo com o Vaticano, o corpo do Papa será trasladado nesta quarta-feira (23) da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A procissão começa às 9h (horário local) e será conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), às 10h, no átrio da Basílica de São Pedro, e marca o início do Novendiali, o novenário de luto e orações dedicado ao pontífice. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Após os ritos finais de despedida — Última Commendatio e Valedictio —, o corpo de Francisco será levado ao interior da Basílica e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Cobertura intensa e homenagens internacionais
Além dos fiéis que chegam para orações e homenagens, o Vaticano registra a presença de diversos chefes de Estado e líderes religiosos, que já confirmaram participação nas cerimônias. As imagens do corpo no caixão foram divulgadas pelos canais oficiais da Santa Sé e compartilhadas com a imprensa internacional.
A movimentação também mobiliza centenas de profissionais da mídia, que acompanham o funeral de um dos papas mais populares das últimas décadas, conhecido por sua postura próxima aos pobres, diálogo inter-religioso e defesa da justiça social.
LEIA MAIS:
