fbpx

Dia a dia

Canais do WhatsApp: saiba o que é e como criar a nova ferramenta

Similar ao Telegram, o criador do perfil pode interagir com os membros a partir de mensagens compartilhadas com atualizações e conteúdos diversos

Publicado

em

Whatsapp ainda vai liberar novos recursos dentro dos canais. Foto: Antonio Salaverry/Shutterstock/Reprodução

O WhatsApp anunciou na última semana o lançamento de uma nova ferramenta no aplicativo. Os “Canais” tem objetivo de ser um recurso para que os usuários possam receber atualizações de empresas, atletas, influenciadores e outras organizações diretamente via app.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De maneira parecida com o Telegram, o dono do perfil pode interagir com os membros a partir de mensagens compartilhadas com atualizações e conteúdos diversos de forma privada apenas para os interessados em receber as informações.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL ES 360

O Portal ES360 já criou um canal no WhatsApp para os leitores receberem todas as informações do dia a dia, saúde, diversão, economia, além das matérias especiais dos colunistas.

Esses canais ficam separados das demais conversas e o usuário pode escolher quem seguir e não fica visível para os outros seguidores. Os canais podem ser encontrados a partir de filtros automáticos baseados no país.

Na nova página também é possível ver os canais novos, mais ativos e mais populares baseados nas interações e nos seguidores. Os seguidores podem interagir a partir de reações usando emojis, sendo uma forma de ser um feedback para os criadores dos canais.

Como criar

Para alguns aparelhos, o WhatsApp ainda não atualizou e por isso será necessário fazer essa etapa antes de criar o canal. Após a atualização feita e com o aplicativo aberto, basta ir na aba de “Atualizações”, clicar no “+” e em “Criar Canal”.

> Aplicativo mostra como motorista pode faturar mais na Uber

Com isso, o dono do canal pode ajustar foto, nome e descrição dos conteúdos que serão enviados aos seguidores. Para finalizar, é necessário clicar em “Criar Canal” e compartilhar com quem quiser.

Por enquanto, ainda não é possível adicionar administradores além do criador do canal nem editar as mensagens enviadas. O WhatsApp já anunciou que os recursos estarão disponíveis em breve em todos os celulares.

Diferenças

A principal diferença da lista de transmissão para os canais é a necessidade de salvar o contato de alguém para poder integrar a lista. Além disso, nas listas só é permitido até 256 pessoas enquanto nos canais, é ilimitado.

> Ferramenta de IA do Whatsapp chega ao Brasil. Saiba como utilizar

Em relação aos grupos de WhatsApp, a diferença está na comunicação unilateral, que não acontece nos grupos já que todos podem enviar mensagens e interagir um com o outro. Nos grupos, podem participar até 1.018 pessoas.

No caso das diferenças com as comunidades, elas são um agrupamento de grupos de um único interesse. Enquanto nos canais só existe um “grande grupo”, as comunidades permitem que hajam uma espécie de sub-grupos com até 5 mil pessoas.