fbpx

Dia a dia

Buda gigante de Ibiraçu terá museu sensorial e café zen budista

A expectativa é que a construção do museu, que também incluirá um café com conceito zen budista, tenha início em 2025

Publicado

em

Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda, em Ibiraçu. Foto: Danielli Saquetto

Mosteiro Zen Morro da Vargem e o Grande Buda, em Ibiraçu. Foto: Danielli Saquetto

A estátua do buda gigante, localizada em Ibiraçu, às margens da BR-101 Norte, ganhará um museu sensorial em seu interior. O projeto, anunciado por Erika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, visa proporcionar uma experiência imersiva nas práticas do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os estudos e projetos técnicos, que receberam patrocínio da ArcelorMittal através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), foram concluídos e serão apresentados durante a comemoração dos 50 anos de fundação do mosteiro, no dia 31 de agosto.

De acordo com Erika Kunkel, o museu será uma forma de aprofundar as experiências sensoriais e sinestésicas já realizadas no Mosteiro, trazendo-as para o novo espaço. “O projeto tem essa abordagem de diversas áreas, aprofundar as experiências realizadas, filosofias, vivências, costumes e possibilidades que essas experiências sensoriais possam proporcionar para o visitante”, explica. Além disso, Kunkel destaca que, dentro do museu, o público poderá interagir com elementos da cultura do mosteiro, como tocar o sino ou sentar no zafu, tradicional almofada utilizada nas práticas meditativas.

UM CAFÉ SERÁ CONSTRUÍDO AO LADO DO BUDA

A expectativa é que a construção do museu, que também incluirá um café com conceito zen budista, tenha início em 2025, após a captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura Ruanet. O museu funcionará diariamente, oferecendo aos visitantes uma experiência autoguiada que busca refletir sobre a figura de Buda e as práticas do Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Segundo Erika, a cafeteria, que será construída ao lado de fora do museu, terá um conceito zen budista e oferecerá experiências sensoriais também na gastronomia. O objetivo é proporcionar aos visitantes um ambiente tranquilo e harmonioso, onde cada detalhe, desde a arquitetura até o cardápio, será pensado para promover uma sensação de calma e bem-estar. Além disso, outras atividades propostas no espaço visam desenvolver novas posturas e hábitos para um envelhecimento saudável, combatendo as causas de ansiedade e estresse.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui