fbpx

Dia a dia

Basílica de Santo Antônio pode virar patrimônio histórico do ES

Projeto de lei que determina medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa e agora segue para sanção do governador Renato Casagrande

Publicado

em

Basílica de Santo Antônio, em Vitória. Foto: Leonardo Silveira/PMV

Dez anos depois de ter sido considerada patrimônio do município de Vitória, a Basílica de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, está perto de ser reconhecida como patrimônio histórico material do Espírito Santo ainda em 2020.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O projeto de lei do deputado Fabrício Gandini (Cidadania), que dá esse reconhecimento ao espaço, foi aprovado nesta terça-feira (26) em sessão ordinária virtual pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo e aguarda agora a sanção do governador Renato Casagrande (PSB). A tramitação ocorria desde julho do ano passado.

Com o título de patrimônio histórico, segundo explica o deputado, será mais fácil de preservar a integridade física da basílica e incentivar a sua recuperação, além de possibilitar a captação de recursos para a sua manutenção.

Construída de 1956 a 1976, a edificação foi inspirada na arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália. O santuário foi transformado em basílica pelo Vaticano em 2008, título honorífico concedido a alguns templos católicos de qualquer parte do mundo, que se distinguem pela beleza artística, pela transmissão da fé e pela vivência cristã.