Dia a dia
Amazônia, São Paulo ou Rio. De onde vem a fumaça no ES?
A fumaça que tem sido observada no estado é de origem de focos de incêndio em vegetação
A população capixaba já notou que nos últimos dias uma fumaça tem tomado conta de municípios do Espírito Santo e deixado os dias mais acinzentados. A poluição, que tem se confundido com tempo nublado, pode ter diversas origens, inclusive, aqui no próprio estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o coordenador da meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a fumaça provocada pelas queimadas na Amazônia chegou ao Espírito Santo, mas em pequena escala. Outros locais com registros de focos de incêndio como os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e localidades do centro-oeste do país também contribuem para reforçar a “nuvem de poluição” que atinge o estado.
“De fato tem um aumento de queimadas, principalmente na região amazônica, centro oeste do Brasil e, dependendo, os ventos acabam fazendo esse transporte. Mas se levarmos em consideração a distância do estado dessas áreas a parcela que chega aqui é muito pequena”, explicou.
O especialista afirma que a fumaça em sua grande parte é de origem do próprio estado, já que existem diversos pontos de queimadas por aqui, como na reserva florestal de Castelo e outros pontos de vegetação em Colatina e Pancas.
Além disso, “nas últimas semanas houve queimadas em áreas de proteção ambiental, queimadas no interior de Minas Gerais, São Paulo e por serem mais próximos do Espírito Santo os ventos conseguem trazer essa fumaça para cá. É possível que essa concentração venha dessas áreas mais próximas. O que está chegando da Amazônia é uma porção muito pequena e não vai influenciar tanto na concentração que tem deixado os dias mais acinzentados”.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui