Dia a dia
Acidentes aumentam com obras nas pistas da Terceira Ponte
Desde que as obras de estreitamento das faixas foram iniciadas na Terceira Ponte o número de acidentes aumentou em relação ao ano passado
Desde que começaram as obras de estreitamento das pistas para a criação de mais uma faixa nos dois sentidos na Terceira Ponte, os números de acidentes e de vítimas aumentaram, segundo registros da Rodosol, responsável pela administração da via.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com dados, de março, quando foram iniciadas as intervenções, até julho foram registrados 249 acidentes.
O número é maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 216 acidentes.
Só em março de 2023, data em que foram iniciadas as obras, a Rodosol contabilizou 70 acidente. É quase o dobro do mesmo mês em 2022, quando foram registradas 37 ocorrências.
O segundo mês com maior registro de acidentes foi maio, com 69 ocorrências.
Números de acidentes em 2023:
Números de acidentes em 2022:
Em comparação às ocorrências de janeiro a junho de 2022 com o mesmo período deste ano, o número de acidentes com carros aumentou 9%, enquanto os acidentes com motos sofreram redução de 21%.
“A concessionária reforça que inúmeras variáveis podem impactar os registros de acidentes, como aumento de fluxo, comportamento de motoristas e eventos atípicos, mas não é possível estabelecer uma relação direta de causa e consequência”, informou a empresa por meio de nota.
A previsão é de que as obras da nova Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida sejam entregues em agosto.
O que diz o Governo do estado:
As obras da ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida acontecem desde 2021 e a Secretaria de Mobilidade Urbana lembra que os estreitamentos tiveram início na segunda quinzena de maio, mantendo o trânsito em duas faixas por sentido.
Toda a extensão está devidamente sinalizada e, nos locais com interdições, a velocidade é reduzida, contribuindo também para evitar acidentes, não sendo apropriado associar os dados de acidente e colisões com a medida adotada.
Apenas neste mês de julho, período de férias escolares, com menor fluxo na via, os estreitamentos provisórios foram adotados de forma pontual, fora do horário de pico, limitando o trânsito a uma faixa por sentido.
A secretaria reconhece que obras em via pública podem ocasionar transtorno temporário ao trânsito e orienta os condutores que tenham atenção ao trafegar no local.
A ampliação da Terceira Ponte é um marco para a infraestrutura do Estado e contribuirá para melhorar o fluxo de veículos, reduzindo congestionamentos. A nova faixa, à direita, será destinada a veículos pesados, como ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas. Além disso, motociclistas terão preferência para trafego naquela via, saindo assim, do “corredor”.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui