fbpx

Dia a dia

Acidente com bike elétrica deixa feridos no calçadão de Vila Velha

Vídeo do acidente circula nas redes sociais e levanta debate sobre a falta de regulamentação para bicicletas elétricas

Publicado

em

Acidente envolvendo bicicletas na orla de Vila Velha

Acidente envolvendo bicicletas na orla de Vila Velha. Foto: Reprodução

Um acidente envolvendo duas bicicletas, uma normal e uma elétrica, deixou duas pessoas feridas no calçadão da orla de Itapuã, em Vila Velha. O incidente foi registrado em vídeo, que circulou nas redes sociais nesta quinta-feira (28), mas a dinâmica do ocorrido não é clara.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No vídeo, é possível ver sangue no chão, mas não há como identificar quem se feriu. Populares que estavam no local prestaram socorro às vítimas, mas nem a Guarda Municipal de Vila Velha nem a Polícia Militar registraram a ocorrência.

Debate sobre a regulamentação das bicicletas elétricas

O vídeo do acidente também traz à tona uma preocupação sobre a falta de legislação específica para o uso de bicicletas elétricas. Com o aumento da circulação de veículos desse tipo, especialmente os modelos “turbinados”, as autoridades do Espírito Santo demonstram preocupação com a segurança no trânsito.

BR-101: O que se sabe sobre o pedágio e obras de duplicação

Em relação às bicicletas elétricas, a Resolução 966/2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) limita a velocidade máxima desses veículos a 32 km/h. Bicicletas que ultrapassam esse limite são classificadas como ciclomotores e precisam de registro no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), além de exigirem habilitação na categoria “A” ou “ACC”, uso de capacete adequado e outros requisitos de segurança. Esses veículos podem ser apreendidos em fiscalizações de trânsito.

Ainda de acordo com a legislação, a transformação de bicicletas com motor de combustão é considerada a fabricação artesanal de um ciclomotor, o que exige registro, licenciamento e um projeto técnico assinado por engenheiro especializado.

A falta de regulamentação adequada e a circulação crescente de bicicletas elétricas geram preocupações sobre a segurança de pedestres e ciclistas na região, além de uma necessidade urgente de mais fiscalização e conscientização.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui