Dia a dia
Acessos da Terceira Ponte: o que ainda será feito no trânsito em Vitória
Melhorias viárias, novas avenidas e infraestrutura para aliviar o tráfego e facilitar a mobilidade de motoristas e pedestres
O plano de mobilidade na região da Terceira Ponte, que começou a ser implementado em junho deste ano, já trouxe diversas melhorias no trânsito de Vitória e promete mudanças ainda mais significativas nos próximos meses. Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), as intervenções têm como objetivo otimizar o fluxo de veículos e reduzir os congestionamentos, proporcionando mais conforto e agilidade para motoristas e pedestres.
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Entre as mudanças já concluídas, o prefeito destacou a requalificação da Praça do Cauê. Com a melhoria no entorno, a área recebeu nova infraestrutura, como quadra de esportes, espaço para pets e área de lazer, além de ampliação nas vias de acesso à região, o que ajudou a aliviar o trânsito nas ruas adjacentes. O prefeito ressaltou que a comunicação constante com a população foi fundamental para a aprovação das obras.
O que vai mudar em Vitória?
No entanto, as mudanças não param por aí. O projeto de mobilidade prevê uma série de intervenções ainda em execução, como a construção de uma nova avenida que ligará a rua Humberto Martins de Paula ao Shopping Vitória e à Ilha do Boi. Segundo Pazolini, a nova via permitirá uma circulação mais direta e eficiente, evitando que motoristas precisem descer até a base da Terceira Ponte para ter acesso ao shopping e à Ilha do Boi. A ideia é oferecer uma alternativa rápida para quem deseja acessar o centro de compras ou a região da ilha, sem complicações de tráfego.
O plano também inclui melhorias significativas na drenagem da área, um ponto crítico histórico de alagamentos. O prefeito explicou que, antes das intervenções viárias, foi feito um trabalho de infraestrutura subterrânea, para garantir que os novos asfaltos e vias não precisem ser reabertos no futuro, o que representaria custos adicionais e impacto no tráfego.
Obras concluídas em etapas
Além disso, Pazolini antecipou que, no início de 2025, o trânsito estará mais livre. As obras serão concluídas em etapas, e o período de férias escolares será utilizado para minimizar os impactos no tráfego, aproveitando o menor volume de veículos circulando pela cidade.
O prefeito também falou sobre as futuras obras na região da Enseada, que fazem parte de um grande plano viário para a área. Com a redução do número de congestionamentos, o tráfego nos acessos à Terceira Ponte será facilitado, impactando positivamente na mobilidade de quem utiliza o transporte público e também dos motoristas que enfrentam longas filas todos os dias.
Investimento
O investimento total do projeto é de cerca de R$ 44 milhões, incluindo a requalificação asfáltica de vias que não recebem manutenção há mais de 15 anos.
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