Dia a dia
34 anos de Terceira Ponte: conheça a história do cartão postal
Após mais de três décadas, a Ponte é a principal conexão entre Vila Velha e Vitória e conta com um tráfego de cerca de 41 mil veículos por dia
A Terceira Ponte comemora, nesta quarta-feira (23), 34 anos. Um dos cartões postais do Espírito Santo, a ponte serve como a principal ligação entre Vila Velha e Vitória, e é uma das maiores obras já feitas no estado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
São mais de 3 quilômetros de extensão e 70 metros de altura, sendo a quinta maior ponte em extensão e uma das mais altas do país. Entre um pilar e o outro, são mais de 200 metros de distância, o que permite o acesso de navios de grande porte a baía de Vitória.
A história da Terceira Ponte começou em 1973, quando o então governador Artur Gerhardt Santos teve a ideia de fazer uma nova ponte para ligar as duas maiores cidades da Grande Vitória. Porém, com os altos custos e desafios, o projeto ficou para a próxima gestão.
Em 1978, Elcio Álvares começou a oficialmente a construção do primeiro pilar. Entretanto, em 1980, a atividades foram paralisadas por falta de recurso. Retomadas em 1984, no governo de Eurico Resende, a década de 80 foi marcada pelo avanço das obras de mobilidade ao longo das gestões de Gerson Camata e José Moraes.
Em 23 de agosto de 1989, foi inaugurada pelo governador Max Mauro a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, que ficou carinhosamente conhecida como Terceira Ponte por ter sido a terceira conexão entre as duas cidades. No início, eram cerca de 12 mil carros por dia.
Em 2019, o atual governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da ponte. A ciclovia Detinha Son, ou Ciclovia da Vida, já conseguiu reduzir a zero o número de suicídios que ocorreram na ponte. Além disso, a criação de uma nova faixa nas duas vias da ponte pretende aumentar em 40% o tráfego do local. A inauguração oficial dessas obras acontecem no próximo domingo (27) com pedalaço e show de luzes.
Deputado Darcy Castello de Mendonça
Chamada por todos de Terceira Ponte, esse não é o nome oficial dela. A principal conexão entre Vila Velha e Vitória é a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça. Ele foi um homem extremamente influente na política capixaba que movimentava multidões pelas rádios.
Nascido em março de 1936, Mendonça era um homem negro que teve uma infância pobre mas que conseguiu sair dessa realidade e foi estudar direito na Universidade Federal do Espírito Santo e logo entrou na carreira política.
O deputado se tornou um homem tão influente que quando faleceu, em abril de 1982, o enterro contou com mais de três mil pessoas presentes. Por conta dos feitos importantes, ele foi homenageado com o nome da ponte.
Ciclovia Detinha Son
Após 30 anos da inauguração da ponte, o governador Renato Casagrande lançou o projeto de construção de uma ciclovia para tentar reduzir o número de tentativas de suicídio da ponte. Batizada de Detinha Son, ela ficou conhecida como Ciclovia da Vida.
Detinha foi uma ciclista e ativista que faleceu em julho de 2016 após cair da bicicleta ao bater na porta de um veículo e sofrer traumatismo craniano. Por ser uma forte influência no mundo do ciclismo, ela recebeu a homenagem do governo.
Veja o vídeo publicado pelo governador Casagrande
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui