fbpx

Dia a dia

Contorno é inagurado, mas trânsito ainda não está liberado

A obra do Contorno do Mestre Álvaro foi inaugurada nesta sexta-feira com a presença do presidente Lula

Publicado

em

O Contorno do Mestre Álvaro ainda não está liberado para o tráfego de veículos. Foto: Divulgação (DNIT)

Em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (15), o governo federal inaugurou, depois de oito anos, o Contorno do Mestre Álvaro, no município de Serra. A obra vai beneficiar principalmente que trafega pela BR-101.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Apesar do lançamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) informou que as pistas ainda não estão liberadas para o uso dos motoristas.

Segundo o órgão, a pista da direita (sentido Norte/Linhares) será liberada na madrugada de domingo (17) para segunda-feira (18). E a pista da esquerda (sentido Sul/Vitória) será aberta na madrugada de sexta (22) para sábado (23). “A liberação não será imediata para garantir da segurança dos motoristas”, diz um trecho do comunicado.

Municipalização

A partir de janeiro, a prefeitura de Serra vai municipalizar os 26 quilômetros da rodovia que cortam o município – entre os bairros Belvedere e Alphavile – e transformá-la em Avenida Mestre Álvaro.

Com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) afirmou que haverá uma redução de até 40% na circulação de veículos pesados por dentro da cidade e, consequentemente, a queda no número de acidentes e melhoria do tráfego.

Apesar da expectativa de redução, os caminhoneiro, pelo menos por enquanto, não estão proibidos de circularem pela BR, embora para quem esteja seguindo do norte para o sul do estado existe a vantagem de encurtar a viagem passando pelo Contorno.

A prefeitura de Serra foi procurada para explicar se haverá alguma restrição para motoristas de caminhão circularem por dentro do município, assim como já ocorre em Vitória.

A Secretaria de Obras da Serra informou que estuda a questão, visto que o município possui atividades logísticas e industriais. Contudo, destaca que o transito de veículos pesados que não precisam se deslocar até o Civit deve ser restringido.

Saiba mais sobre a obra:

O Contorno do Mestre Álvaro tem início no km 249 da BR-101, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande. Foram investidos, em quatro anos e meio, mais de R$ 500 milhões.

A expectativa é que o empreendimento reduza o tráfego em até 35% na região de Serra. Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e, com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101.

Cerca de 2 milhões de pessoas, abrangendo toda a região metropolitana de Vitória (incluindo Serra e Cariacica), serão beneficiadas. Depois de concluído, é esperado que passem pelo Contorno do Mestre Álvaro mais de 15 mil veículos por dia, encurtando o tempo de viagem até pela metade.

O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 km de extensão, foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui