fbpx

Coluna André Andrès

Tradicional restaurante de Vila Velha terá Semana do Vinho

Degustações contarão com rótulos italianos e argentinos. Semana do Vinho acontecerá em restaurante na Praia da Costa

Publicado

em

O Chardonnay da Penedo Borges abrirá uma das noites da Semana do Vinho. Foto: Divulgação

O Prisma Gran Chardonnay, um dos rótulos da noite de degustação da Penedo Borges na Semana do Vinho. Foto: Divulgação

Há cerca de 20 anos, o carioca Euclides Penedo Borges resolveu concretizar sua paixão pelos vinhos. Ele já era conhecido e respeitado por seus textos e pelo seu conhecimento sobre o assunto, compartilhado, por exemplo, em eventos da Associação Brasileira de Sommeliers. Euclides queria mais. Decidiu, então, ir para a Argentina, mais precisamente para Luján de Cuyo, em Mendoza, para fazer seus tintos e brancos. Os vinhos da bodega Penedo Borges são, hoje, uma referência de qualidade. E essa qualidade poderá ser conferida durante a Semana do Vinho, organizada pela importadora Asa e pelo Preferito, um dos mais tradicionais restaurantes de Vila Velha. O evento conta com apoio da Casa Mercante, também de Vila Velha.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Serão duas noites de degustação. A primeira delas será conduzida pela sommelier Marina Bufarah, do grupo Wine. Ela vai falar sobre a produção de vinhos na Sicília. A região italiana vem chamando atenção de tempos para cá, principalmente por conta dos tintos produzidos com a Nero d’Ávola. Tanto no caso de Euclides Penedo quanto no de Marina Bufarah, a harmonização será feita com os pratos elaborados pelo chef Orlando Nardi. No cardápio, lagosta, camarões e belos cortes de bife ancho.

Quer continuar sendo brindado com notícia sobre o mundo do vinho? Entre para a comunidade de André Andrès.

Excelência? Exagero? O sucesso do vinho Pêra-Manca no Brasil

Os rótulos da Semana do Vinho

Como dito acima, a região da Sicília é conhecida principalmente por conta da Nero d’Ávola, sua casta tinta mais famosa. No entanto, as castas usadas por lá são bem diversificadas. A harmonização conduzida por Marina Bufarah contará com rótulos da linha Parthenium produzidos com as uvas Grillo, com as quais se fazem brancos frescos e aromáticos, e Frappato, tinta mais leve e usada em mesclas com a Nero d’Avola.

Euclides Penedo Borges vai mostrar parte de sua extensa linha. A noite será de branco, rosé e tintos. A bodega boutique aboliu, há algum tempo, a adoção dos termos reserva e gran reserva, certamente porque eles estão um tanto desgastados quando se fala de vinho chileno. Seus rótulos têm denominação própria para identificar os sistemas de produção e períodos de amadurecimento de cada linha. De qualquer forma, existe a certeza de todos serem feitos com o cuidado de quem ama o seu trabalho. Um amor, aliás, de muitos e muitos anos.

Vá lá!

Semana do Vinho
Onde: Restaurante Preferito – Vila Velha
Quando: 6 e 7 de novembro – 19h30
Quanto: R$ 219 cada noite
Reservas: 27 99977-3682 (falar com Roberta)


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui

André Andrès

Há mais de 10 anos escrevo sobre vinhos. Não sou crítico. Sou um repórter. Além do conteúdo da garrafa, me interessa sua história e as histórias existentes em torno dela. Tento trazer para quem me dá o prazer da sua leitura o prazer encontrado nas taças de brancos, tintos e rosés. E acredite: esse prazer é tão inesgotável quanto o tema tratado neste espaço.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.