Coluna Vitor Vogas
Quem está com quem no 2º turno na Serra: os apoios de Weverson
Candidato do PDT herdou grande parte do “espólio eleitoral” de Audifax Barcelos. Saiba aqui quem se somou ao palanque do afilhado político de Vidigal
O PDT recusou publicamente o apoio do PT a Weverson Meireles no 2º turno na Serra, mas o mesmo não se aplica a uma série de novos apoios aceitos de bom grado e incorporados ao palanque do candidato desde a declaração do resultado oficial do 1º turno, no dia 6 de outubro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre as forças partidárias, quem assomou prontamente foi o PSDB. Presidido no Espírito Santo pelo deputado estadual Vandinho Leite, o partido integrou a coligação do ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) no 1º turno. Agora, junta-se a PDT, MDB, Podemos, PSB, União Brasil e Federação PSol/Rede para encorpar ainda mais o palanque de Weverson.
O próprio Vandinho tem participado de encontros e atividades de rua ao lado do candidato do PDT, assim como a assistente social Nilza Cordeiro, também filiada ao PSDB e candidata a vice-prefeita de Audifax no 1º turno. Os dois vereadores eleitos pelo PSDB, Leandro Ferraço e Rafael Estrela do Mar, também entraram no time Weverson.
O candidato da situação, apoiado por Sergio Vidigal (PDT), também herdou boa parte do espólio eleitoral de Audifax, incluindo candidatos a vereador, eleitos ou não, que disputaram uma vaga na Câmara por partidos integrantes da coligação do ex-prefeito.
A lista inclui Raphaela Moraes (PP), vereadora reeleita, e Andréa Duarte (PP), eleita para o primeiro mandato na Câmara Municipal da Serra.
Raphaela é aliada histórica de Audifax. Esteve na Rede enquanto ele esteve na Rede; passou para o PP para disputar a reeleição, acompanhando a migração do ex-prefeito. Oficialmente, o PP não está apoiando ninguém no 2º turno, assim como o próprio Audifax. Mas a direção partidária não impediu nenhum filiado de tomar um lado.
Após diálogo pessoal com Weverson, Raphaela decidiu apoiá-lo, mediante o compromisso do candidato em incorporar ao seu plano de governo algumas propostas ligadas à causa que lhe é mais cara: a do bem-estar animal.
> Quem está com quem no 2º turno na Serra: os apoios de Pablo Muribeca
Andréa Duarte, por sua vez, é esposa do ex-vereador Fabio Duarte, candidato a prefeito com apoio de Audifax pela Rede na eleição municipal passada, em 2020, e derrotado por Vidigal no 2º turno.
Também se somaram ao palanque de Weverson três atuais vereadores que disputaram a reeleição dentro da coligação de Audifax, mas não alcançaram a reeleição: Anderson Muniz (Agir), Professor Alex Bulhões (PP) e Professor Artur Costa (PP).
Weverson ainda recebeu a adesão de alguns candidatos a vereador não eleitos e que concorreram por partidos da coligação de Muribeca. Entre eles, Moisés Gonçalves (PSD) e Anderson Santiago (Republicanos, partido de Muribeca).
A ex-deputada federal Lauriete, referência no meio evangélico como cantora gospel, foi outra a declarar apoio ao candidato do PDT.
Alguns desses novos apoiadores estiveram com o próprio Weverson nesta semana em evento no Conexão 12, como é chamado o comitê de campanha do candidato, no bairro Laranjeiras.
Isso, é claro, além de todos os apoios que Weverson já carrega desde o 1º turno, incluindo uma série de vereadores atuais e eleitos, deputados estaduais e federais e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Os principais aliados seguem sendo o prefeito Vidigal e o governador Renato Casagrande (PSB), como o próprio candidato não se cansa de destacar em entrevistas, sabatinas e em sua propaganda eleitoral.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui